Communication on Progress 2021

Participant
Published
  • 07-Dec-2022
Time period
  • January 2021  –  December 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • H.E. António Guterres
    Secretário Geral
    Nações Unidas
    Nova York,
    NY10017 EUA

    Tenho o prazer de confirmar que a Kimberly-Clark Brasil apoia os dez princípios do Pacto Global sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com esta comunicação, expressamos nossa intenção de implementar esses princípios. Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Kimberly-Clark Brasil fará uma declaração clara desse compromisso com os interessados e o público em geral.

    Reconhecemos que um requisito fundamental para a participação no Pacto Global é o envio anual de uma Comunicação do Progresso (COP), descrevendo os esforços de nossa empresa na implementação dos dez princípios bem como nosso apoio à(s) plataforma(s) especializada(s) do Pacto Global na(s) qual/quais nossa empresa vier a se juntar em uma data futura. Apoiamos a responsabilidade pública e a transparência
    e, portanto, nos comprometemos a enviar um relatório sobre os progressos dentro de um ano após a adesão ao Pacto Global e anualmente a partir de então, de acordo com a política da COP do Pacto Global. Isso inclui:
     Uma declaração assinada pelo diretor executivo, expressando o apoio contínuo ao Pacto Global e renovando nosso compromisso contínuo com a iniciativa e seus princípios. Esse documento é separado da nossa carta de compromisso inicial para aderir ao Pacto Global.
     Uma descrição das ações práticas (isto é, a divulgação de quaisquer políticas, procedimentos e atividades relevantes) que a empresa realizou (ou pretende realizar) para implementar os princípios do Pacto Global em cada uma das quatro áreas temáticas (direitos humanos, trabalho, meio ambiente, combate à corrupção).
     Uma medição dos resultados (isto é, o grau em que as metas/indicadores de desempenho foram cumpridos, ou outras medições qualitativas ou quantitativas dos resultados).

    Atenciosamente,
    Andrea Rolim
    Presidente Kimberly-Clark Brasil

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Na K-C, acreditamos que todos os trabalhadores devem ser tratados com respeito e de acordo com nossos padrões de trabalho e direitos humanos. Nós nos esforçamos para promover uma cultura de integridade que apoie nossos funcionários na vivência desses valores e promova um local de trabalho onde todos sejam tratados com respeito.
    Nossa Política de Direitos Humanos e Código de Conduta estabelecem as expectativas éticas da Kimberly-Clark, criando responsabilidade em áreas-chave. Essas expectativas vão além de nossas paredes corporativas para abranger também os funcionários e locais de trabalho de nossos fornecedores, conforme comunicado por meio de nosso Código de Conduta do Fornecedor.
    Abaixo alguns exemplos de Políticas e/ou compromissos:

    Padrões de Conformidade Social
    Nossas políticas orientam nossas interações com fornecedores, parceiros, clientes e consumidores em todo o mundo e são comunicadas por meio de nossos Padrões de Conformidade Social para Fornecedores. Centrados em nossos valores, esses padrões são uma extensão de nossos compromissos com nossa própria gente e estão alinhados a princípios como a Declaração de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organização Internacional do Trabalho.
    Nossos Padrões de Conformidade Social para Fornecedores são motivados pela crença de que uma boa cidadania corporativa é essencial para o sucesso de nossos negócios a longo prazo e deve ser refletida em nossos relacionamentos e ações em nossos locais de trabalho e nos locais de trabalho daqueles que estão autorizados a fornecer diretamente nossos negócios. O objetivo de nossos padrões de conformidade social é gerenciar proativamente os principais riscos de direitos humanos em toda a nossa cadeia de suprimentos. Ao nos responsabilizarmos com nossos fornecedores, promovemos condições de trabalho seguras, justas e equitativas para centenas de milhares de trabalhadores em nosso fornecimento.
    Esperamos que nossos fornecedores analisem esses padrões e desenvolvam e implementem ações apropriadas para garantir a conformidade com esses padrões.

    Governança
    O Comitê de Governança de Direitos Humanos da Cadeia de Suprimentos da Kimberly-Clark é formado por representantes seniores de nossas funções de sustentabilidade, compras, jurídica, relações trabalhistas e recursos humanos, bem como as organizações regionais da Kimberly-Clark. O Comitê se reúne trimestralmente para identificar e abordar questões emergentes de direitos humanos e escalações.

    Nossa divulgação anual sobre a escravidão moderna descreve os passos que a Kimberly-Clark tomou para combater a escravidão e o tráfico humano globalmente. Operações e fornecedores avaliados com riscos elevados de direitos humanos são priorizados para due diligence adicional.

    Auditorias de fornecedores
    Para promover a conformidade com nossos padrões de desempenho social e ambiental por parte de nossas fábricas e principais fornecedores, contratamos auditores terceirizados. Eles usam uma abordagem baseada em risco para medir a conformidade em áreas-chave, incluindo trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação, saúde e segurança no local de trabalho e integridade nos negócios.

    Quando um fornecedor não está em conformidade com nossos Padrões de Conformidade Social, a Kimberly-Clark se envolve com o fornecedor para desenvolver um plano de ação corretiva. Dependendo das preocupações levantadas, as ações corretivas podem incluir investimentos do fornecedor em infraestrutura, equipamentos ou treinamento; desenvolvimento de novas políticas ou procedimentos; ou provisão de reparação para os trabalhadores afetados. Se necessário, a Kimberly-Clark pode fornecer suporte ao fornecedor compartilhando exemplos de boas práticas, conectando-os com consultores, incentivando o envolvimento com especialistas em direitos humanos ou outros recursos. Acompanhamos a conclusão dos planos de ação corretiva acordados por meio de evidências fornecidas pelo fornecedor e/ou por meio de uma auditoria de acompanhamento.

    Ao trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores para melhorar as práticas de conformidade social, fortalecemos nossos relacionamentos e ajudamos a construir parcerias estratégicas de longo prazo. Isso não apenas nos permite ter maior confiança de que os direitos humanos estão sendo respeitados em toda a nossa cadeia de suprimentos, mas também nos ajuda a impulsionar soluções inovadoras que atendam às necessidades de nossos consumidores e clientes, criando valor desde a origem até a prateleira.

    Documentos de Referência:
    https://www.kimberly-clark.com/en-us/company/supplier-link/standards-and-requirements/supplier-requirements
    • Stewardship Standards for Suppliers
    • Supplier Social Compliance Standards
    • Supplier Expectations - Gift & Entertainments
    • Master Service Agreement
    • Software as a Service Agreement (SaaS)
    • P2P Supplier Portal Policy
    • Anti-Corruption Compliance
    • Product Safety Non-Disclosure Agreement
    • Conflict Minerals Reporting Template (CMRT)
    • General Terms & Conditions
    • Certificate of Insurance
    • Agreement to Kimberly-Clark Standard Payment Terms

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Nossas políticas relacionadas à escravidão moderna e ao tráfico humano adota uma abordagem global para lidar com a escravidão moderna e os riscos do tráfico humano.
    O Código de Conduta e a Política de Direitos Humanos da Kimberly-Clark estabelecem as expectativas da empresa, fornecem orientação e cria responsabilidade para nosso pessoal com relação aos direitos humanos e outras preocupações éticas.
    Da mesma forma, publicamos Padrões de Conformidade Social do Fornecedor - alinhados com a Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos, UN Global Compacto e o Código Base ETI da Ethical Trading Initiative - que estabelecem nossos princípios e procedimentos para manter fornecedores e contratados responsáveis pelo combate ao trabalho forçado e ao tráfico de pessoas.
    Os fornecedores devem avaliar e abordar os riscos de tráfico humano e escravidão e não produzir bens ou serviços usando trabalho forçado, escravo, involuntário, condenado ou compulsório e cumprir as leis aplicáveis. Fornecedores reconhecem e concordam com a Norma de Conformidade como parte de seus contratos com a Kimberly-Clark. Ao concordar com a Norma de Conformidade, os fornecedores certificam que seus materiais são produzidos em conformidade com as leis relativas ao tráfico humano e escravidão, bem como as leis trabalhistas aplicáveis nos países onde operam. A Norma está disponível na Kimberly em 10 idiomas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  •  A KC possui Programa de Auditorias, tais como, auditorias da marca Kimberly-Clark que se referem a auditorias avaliadas em relação aos padrões de conformidade da Kimberly-Clark e as auditorias de marca do cliente referem-se a auditorias medidas em relação aos padrões de conformidade específicos do cliente.
    o Para medir a eficácia das medidas tomadas, rastreamos o número e os tipos de não conformidades identificadas e atribuímos as pontuações a fornecedores com base no desempenho da auditoria para ajudar os líderes entender o perfil de risco de seus fornecedores ou sites. Esses dados são revisados pelos Direitos Humanos da Cadeia de Suprimentos Comitê de Governança. Também publicamos resultados resumidos de nosso programa de auditoria em nosso Relatório de Sustentabilidade anual.
    o Quando constatado que um fornecedor não está em conformidade com nossa Política, a Kimberly-Clark se envolve com o fornecedor para desenvolver um plano de ação corretiva. Dependendo das preocupações levantadas, as ações corretivas podem incluir investimentos do fornecedor em infraestrutura, equipamentos ou treinamento; desenvolvimento de novas políticas ou procedimentos; ou provisão de reparação para os trabalhadores afetados.

    o Se necessário, a Kimberly-Clark pode fornecer suporte ao fornecedor compartilhando exemplos de boas práticas ou conectando com consultores ou outros recursos especializados. Acompanhamos a conclusão dos planos de ação corretiva acordados por meio de evidências fornecidas pelo fornecedor e/ou por meio de auditoria de acompanhamento. Caso essas questões continuem sem solução, podemos sair de um fornecedor por não conformidade contínua.

     Continuamos avaliando a eficácia de nosso programa de Direitos Humanos na Cadeia de Suprimentos e identificando oportunidades para melhoria. Em 2021, encomendamos uma avaliação externa de nosso programa para recomendar áreas no programa e melhoria do desenho do processo. Como resultado dessa avaliação, estabelecemos um projeto para implementar recomendações durante 2022 e 2023.

     Em Operações que tenham sido sujeitas a intervenção humana, avaliações de direitos humanos foram conduzidas através de auditorias de conformidade social corporativa em 38 países em 2021. 26 auditorias de K-C as operações em 20 países foram realizadas em 2021, representando 31% das operações da K-C.
    *Ver Tabelas de Dados de Conformidade Social /Tabelas de dados K-C 2021 (kimberly-clark.com)
     Treinamento de funcionários sobre direitos humanos são realizados: A Kimberly-Clark oferece treinamento básico sobre tráfico humano e trabalho forçado para funcionários e gerentes com responsabilidade direta por nossa cadeia de suprimentos. Este treinamento inclui um foco na identificação e mitigação de riscos.
    https://www.kimberly-clark.com/en/investors/corporate-governance/code-of-conduct

     Acordos de investimento e contratos que incluem cláusulas de direitos humanos: Cláusulas relativas a direitos humanos são incorporadas aos nossos termos e condições em contratos de fornecedores e ordens de compra. Número e porcentagem de contratos incluindo tais cláusulas não são rastreados pela Kimberly-Clark

     Critérios para novos fornecedores que foram selecionados usando mão de obra: Em 2021, 18 novos fabricantes terceirizados foram auditados como parte de nosso Corporate Social
     Incidentes de impactos negativos na cadeia de suprimentos e ações tomadas: Número de “instalações-chave” onde ocorreram auditorias em 2021: 171
    Ver Tabelas de Dados de Conformidade Social/Tabelas de dados K-C 2021 (kimberly-clark.com)

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Abordando a escravidão moderna e o tráfico de pessoas

    Bilhões de pessoas escolhem os produtos da Kimberly-Clark todos os dias para fazer uma diferença positiva em suas vidas. Essa é uma grande responsabilidade e que levamos a sério. Esse compromisso nos permite garantir a confiança de nossos acionistas, funcionários e outras partes interessadas, gerenciando nossos negócios de forma responsável.

    A Kimberly-Clark se posiciona contra a escravidão e o tráfico de pessoas. Em linha com os nossos valores, o nosso Código de Conduta que estabelece as expectativas da empresa e cria responsabilidade para o nosso pessoal no que diz respeito aos direitos humanos e outras preocupações éticas. Da mesma forma, publicamos Padrões de Conformidade Social do Fornecedor que estabelecem nossos princípios e procedimentos para responsabilizar fornecedores, funcionários e contratados pelo combate ao trabalho forçado e ao tráfico de pessoas. A Kimberly-Clark oferece treinamento sobre tráfico de pessoas e trabalho forçado para seus funcionários e gerentes com responsabilidade direta por nossa cadeia de suprimentos, o que inclui um forte foco na identificação e mitigação de riscos.

    A KC assumiu, através da autodeclaração FSC, os 10 Princípios e Critérios ao redor do mundo e são aplicáveis a todas as florestas; florestas temperadas, tropicais, boreais, naturais e plantadas. São eles:
    • Cumprimento das Leis
    • Direitos dos Trabalhadores e Condições de Trabalho
    • Direitos dos Povos Indígenas
    • Relações com a Comunidade
    • Benefícios da Floresta
    • Valores e Impactos Ambientais
    • Planejamento do Manejo
    • Monitoramento e Avaliação
    • Altos Valores de Conservação
    • Implementação das Atividades de Manejo

    A Comunicação de progresso acontece através da divulgação dos Indicadores GRI no relatório de Sustentabilidade

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  •  A KC possui Programa de Auditorias, tais como, auditorias da marca Kimberly-Clark que se referem a auditorias avaliadas em relação aos padrões de conformidade da Kimberly-Clark e as auditorias de marca do cliente referem-se a auditorias medidas em relação aos padrões de conformidade específicos do cliente.
     Para medir a eficácia das medidas tomadas, rastreamos o número e os tipos de não conformidades identificadas e atribuímos pontuações a fornecedores com base no desempenho da auditoria para ajudar os líderes entender o perfil de risco de seus fornecedores ou sites. Esses dados são revisados pelos Direitos Humanos da Cadeia de Suprimentos Comitê de Governança. Também publicamos resultados resumidos de nosso programa de auditoria em nosso Relatório de Sustentabilidade anual.
     Quando for constatado que um fornecedor não está em conformidade com nossa Política, a Kimberly-Clark se envolve com o fornecedor para desenvolver um plano de ação corretiva. Dependendo das preocupações levantadas, as ações corretivas podem incluir investimentos do fornecedor em infraestrutura, equipamentos ou treinamento; desenvolvimento de novas políticas ou procedimentos; ou provisão de reparação para os trabalhadores afetados.
     Se necessário, a Kimberly-Clark pode fornecer suporte ao fornecedor compartilhando exemplos de boas práticas ou conectando com consultores ou outros recursos especializados. Acompanhamos a conclusão dos planos de ação corretiva acordados por meio de evidências fornecidas pelo fornecedor e/ou por meio de auditoria de acompanhamento. Caso essas questões continuem sem solução, podemos sair de um fornecedor por não conformidade contínua.

    Em 2021, encomendamos uma avaliação externa de nosso programa para recomendar áreas no programa e melhoria do desenho do processo. Como resultado dessa avaliação, estabelecemos um projeto para implementar recomendações durante 2022 e 2023.Continuamos avaliando a eficácia de nosso programa de Direitos Humanos na Cadeia de Suprimentos e identificando oportunidades para melhoria.

     A K-C possui o Canal HelpLine que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos idiomas nativos onde as instalações da K-C estão localizadas. Uma empresa profissional independente da K-C coletará suas informações e as reportará imediatamente à equipe de Ética e Conformidade Global para análise. Você pode contatar a K-C HelpLine diretamente por e-mail ou web: – www.KCHelpLine.com – E-mail: KCHelpLine@kcc.com – Web: www.KCHelpLine.com

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Por meio de nossas auditorias de conformidade social, identificamos duas descobertas de liberdade de associação em 2021.
    As descobertas observadas nas auditorias de conformidade social estão sujeitas a ação corretiva e remediação requisitos para locais de operação e fornecedores. Descobertas críticas ou importantes são abordadas por meio de processos de escalonamento e governança que podem resultar na rescisão do fornecedor relacionamentos quando não resolvidos.
    Ver Tabelas de Dados de Conformidade Social/ Tabelas de dados K-C 2021 (kimberly-clark.com)

    Trabalho infantil: Por meio de nossas Auditorias de Conformidade Social, identificamos 0 incidências de Trabalho Infantil ou Jovens Trabalhadores
    expostos a trabalhos perigosos em 2021. As descobertas observadas nas auditorias de conformidade social estão sujeitas a requisitos de ação corretiva e remediação para locais operacionais e fornecedores. Crítico ou não as principais descobertas são abordadas por meio de processos de escalonamento e governança que podem, em última análise, resultar no término do relacionamento com o fornecedor quando não resolvido. Ver Tabelas de Dados de Conformidade Social/ Tabelas de dados K-C 2021 (kimberly-clark.com)

    Trabalho forçado ou compulsório: Por meio de nossas Auditorias de Conformidade Social, identificamos 21 ocorrências de Indicadores de Trabalho Forçado em 2021. As descobertas observadas nas auditorias de conformidade social estão sujeitas a ações corretivas e requisitos de remediação para locais operacionais e de fornecedores. Achados críticos ou importantes são
    abordados por meio de processos de escalonamento e governança que podem resultar em rescisão de relacionamentos com fornecedores quando não resolvidos.
    A Kimberly-Clark tem um programa de Direitos Humanos da Cadeia de Suprimentos e mecanismos de denúncia em lugar para:
    • Identificar e monitorar potenciais riscos de direitos humanos em nossas operações e cadeia de suprimentos
    • Mitigar o risco de ocorrência de escravidão moderna em nossas cadeias de abastecimento
    • Fornecer mecanismos de acesso e reclamação sem medo de retaliação de terceiros.
    A Kimberly-Clark oferece treinamento básico sobre tráfico humano e trabalho forçado para funcionários e gerentes com responsabilidade direta por nossa cadeia de suprimentos. Este treinamento inclui um forte foco em identificação e mitigação de riscos.
    Ver Tabelas de Dados de Conformidade Social /Tabelas de dados K-C 2021 (kimberly-clark.com)

    Pessoal de segurança treinado na organização políticas de direitos humanos: Funcionários da Kimberly-Clark, incluindo o pessoal de segurança que é funcionário da Kimberly-Clark, recebe treinamento do Código de Conduta, que inclui instruções sobre os Direitos Humanos da Kimberly-Clark políticas. Código de Conduta da Kimberly-Clark
    https://www.kimberly-clark.com/en/responsibility/ethics-governance

    Casos de violação envolvendo direitos de Pessoas indígenas: Não temos conhecimento de nenhuma ocorrência envolvendo direitos de povos indígenas

    Operações que tenham sido sujeitas a intervenção humana avaliações de direitos: Conduzimos auditorias de conformidade social corporativa em 38 países em 2021. Foram realizadas 26 auditorias em 20 países, representando 31% das operações da K-C.
    Ver Tabelas de Dados de Conformidade Social/Tabelas de dados K-C 2021 (kimberly-clark.com)

    Treinamento de funcionários sobre direitos humanos: A Kimberly-Clark oferece treinamento básico sobre tráfico humano e trabalho forçado para funcionários e gerentes com responsabilidade direta por nossa cadeia de suprimentos. Este treinamento inclui um foco na identificação e mitigação de riscos.
    https://www.kimberly-clark.com/en/investors/corporate-governance/code-of-conduct

    Acordos de investimento e contratos que incluem cláusulas de direitos humanos : As cláusulas relativas aos direitos humanos estão incorporadas aos nossos termos e condições no fornecedor contratos e ordens de compra. Número e porcentagem de contratos incluindo tais cláusulas são não rastreado pela Kimberly-Clark.

    Novos fornecedores que foram selecionados usando mão de obra critérios de prática:

    Em 2021, 18 novos fabricantes externos contratados foram auditados como parte de nosso Corporate Social Programa de compliance antes da seleção como fornecedores

    Incidentes de impactos negativos na cadeia de suprimentos e ações tomadas: Número de “unidades” onde ocorreram auditorias em 2021: 171
    Ver Tabelas de Dados de Conformidade Social /Tabelas de dados K-C 2021 (kimberly-clark.com)

     Publicamos resultados resumidos de nosso programa de auditoria em nosso relatório de sustentabilidade anual.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Nosso propósito de Cuidar Melhor para um Mundo Melhor é nosso chamado à ação, desafiando-nos a ajudar bilhões de pessoas por meio de maior acesso aos fundamentos diários da vida, escalando nosso uso de novas e eficientes tecnologias e entregando soluções que abordam os desafios que nosso planeta enfrentará na próxima década.

    Para a Kimberly-Clark, enfrentar nossos riscos e oportunidades de sustentabilidade significa inovar em nossos negócios para evoluir nossos produtos, soluções e formas de trabalhar. Buscamos um impacto social que ajude a abordar as desigualdades no acesso a educação, higiene e saneamento, enquanto trabalhamos para reduzir nosso impacto no planeta associado ao uso único de plásticos, dependência florestal, emissões de carbono e uso da água.

    Objetivos 2030:
    Impacto social: Promover o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis e carentes
    Pegada Plástica Reduzir nossa pegada de plástica em 50% em relação ao ano base de 2019, priorizando materiais alternativos com menor impacto de carbono.

    Pegada Florestal:Reduzir o consumo de Fibra Florestal Natural (Norte) em 50% em relação ao ano base de 2011 (até 2025), por meio do aumento do uso de fibras ambientalmente preferidas e do investimento em inovação de fibras não madeireiras.

    Pegada de carbono : Até 2030, reduzir a pegada de carbono de nossos produtos e marcas:
    • Redução de 50% das emissões absolutas de GEE de Escopo 1 e 2 em relação ao ano base de 2015
    • Redução de 20% das emissões absolutas de GEE do Escopo 3 em relação ao ano base de 2015*
    *Meta de redução focada nas emissões da Categoria 1 (Bens e Serviços Adquiridos) e Categoria 12 (Tratamento em Fim de Vida de Produtos Vendidos)
    Pegada hídrica:Reduzir em 50% a pegada hídrica em nossas fábricas que estão em área de escassez hídrica em relação ao ano base de 2015

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Pegada Plástica

    Os plásticos oferecem benefícios significativos em soluções de saúde e higiene, mas gerido, pode contribuir para as crescentes preocupações ambientais, como a acumulação da poluição plástica em nossos oceanos.
    A Kimberly-Clark aspira melhorar nossa eficiência de material, desenvolvimento de alternativas aos plásticos à base de combustíveis fósseis e apoiar fluxos circulares de materiais e outros soluções de fim de vida.
    Para acelerar nossa mudança para materiais e processos mais sustentáveis, continuamos a fazer parceria com as partes interessadas em toda a nossa cadeia de valor para impulsionar a inovação e a ação. Buscando alternativas e reduzindo nosso consumo de plásticos tradicionais baseados em combustíveis fósseis – combinados com nossos esforços para promover soluções pós-consumo – fazem parte de nossa ambição de reduzir nossa pegada de plástico em 50%*.
    Por fim, continuamos a buscar soluções econômicas e sustentáveis nos últimos fluxos de resíduos, no Brasil já atingimos a meta de 0% de envio de resíduos para aterro.
    A abordagem da Kimberly-Clark para meio ambiente, saúde e segurança (EHS) ajuda a garantir que nossos sites funcionem para melhorar continuamente seu desempenho de EHS, concentrando-se na redução de riscos e na promoção da conformidade com regulamentos e padrões, e incorporando ainda mais EHS em nossa cultura e formas de trabalhar.

    Pegada de carbono
    À medida que o mundo se esforça para limitar o aquecimento global a menos de 2 graus e a conscientização sobre os impactos das mudanças climática, leva mais clientes de varejo e consumidores a priorizar negócios sustentáveis práticas e produtos, hoje estamos fazendo nossa parte para contribuir com uma economia de baixo carbono.
    Nossos esforços de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) focam na conservação de energia e sistemas de gestão de energia enxuta, geração de energia renovável e alternativa e melhoria na medição de nossas emissões de Escopo 3 em apoio a nossas metas de 2030.
    Em 2021, fizemos um progresso substancial em busca de nossa meta de redução de carbono aprovada pelo SBTi, cortando nosso escopo 1 e 2 Emissões de GEE em 7,9 pontos percentuais para atingir 40,7% *redução em relação à nossa linha de base de 2015.*Dados Globais
    Para as emissões de GEE do Escopo 3, reduzimos 6,3% de emissões de GEE em relação ao ano base de 2015, com foco em compras bens e serviços e tratamento em fim de vida dos produtos vendidos.
    Em 2021, também concluímos as avaliações de risco de clima quantitativo e qualitativo para entender e planejar melhor os riscos e oportunidades relacionados ao clima em nossos negócios e suprimentos. Publicamos nosso primeiro Relatório TCFD em 2021, detalhando nossas respostas à transição e riscos climáticos, que informam nossos processos de gerenciamento de riscos e áreas de foco para os próximos dois a cinco anos.
    * Meta de redução é focada nas emissões de Gases de Efeito Estufa Escopo 3 do Protocolo Categoria 1 (Bens e Serviços Adquiridos) e Categoria 12 (Tratamento de Fim de Vida de Produtos Vendidos).

    Pegada Hídrica
    Embora seja um desafio global, lidar com o estresse hídrico é uma questão inerentemente local. Nossa estratégia maximiza o benefício para direcionarmos a maioria de nossos esforços nos locais onde operamos em que há riscos de demanda de água ultrapassando a oferta. Para ampliar ainda mais nosso impacto, nos envolvemos ativamente com as comunidades onde operamos na gestão dos recursos hídricos locais. O impacto da insegurança hídrica e da escassez de água é sentido por bilhões em todo o mundo. É por isso que defendemos um mundo onde todos tenham acesso a água potável, saneamento e higiene, um dos destaques destes programas é o Impacto Social.
    Nosso progresso ao longo do ano passado foi impulsionado por nossa estratégia de abordagem para a gestão da água, que gira em torno de inovação tecnológica para soluções circulares e os melhores sistemas de gestão da categoria.

    Sistema de Gestão EHS
    Nossa política é sempre cumprir as leis e regulamentos aplicáveis de saúde e segurança ambiental (EHS). Mais importante, isso ajuda a proteger nossos funcionários e o meio ambiente – mas também reduz o risco para nossos negócios – ajudando a empresa a evitar multas, penalidades, responsabilidades legais e ameaças à continuidade dos negócios.

    A Kimberly-Clark tem uma Política Ambiental que fornece orientação sobre como lidamos e abordamos a conformidade ambiental, gerenciamento de água, energia e clima, resíduos e recursos de fibra. Esta política serve como base para a abordagem estratégica da Kimberly-Clark para nosso sistema integrado de gerenciamento de EHS. A Kimberly-Clark também tem uma política para gerenciar a segurança e a higiene ocupacional globalmente para a proteção de nossos funcionários, contratados e visitantes, para direcionar agressivamente a eliminação de lesões ocupacionais, doenças, incapacidades e fatalidades.
    O Sistema de Gestão EHS integrado da Kimberly-Clark, modelado nos Sistemas de Gestão ISO 14001 e 45001, é implementado em todas as nossas instalações operacionais, com atenção especial às nossas instalações de fabricação. Nosso sistema integrado ajuda a permitir uma abordagem padronizada e eficiente para o gerenciamento de EHS em nossas operações.
    A Kimberly-Clark não exige certificação para os padrões do sistema de gestão ISO. No entanto, nosso Sistema integrado de gerenciamento de EHS oferece suporte eficaz a sites que buscam a certificação de terceiros. Até o momento, 20% de nossas instalações de fabricação obtiveram certificação de terceiros para o padrão ISO 14001 para Gestão Ambiental.
    Elementos-chave de nossa abordagem para o gerenciamento de EHS em nossas instalações operacionais:
    • Sistema de Gestão EHS: política, organização, planejamento e implementação de um plano de controle
    • Padrões de desempenho de EHS: requisitos específicos para gerenciar nossos aspectos significativos de EHS e alcançar e demonstrar conformidade
    • Enquadrado em um Modelo de Maturidade EHS, estabelecemos padrões de desempenho definidos para nossas operações e um roteiro para atingir o nível esperado de desempenho. Este modelo também requer implementação de um Sistema de Gestão de EHS integrado modelado através de Normas Internacionais, e define a agenda de liderança para aprofundar as mentalidades, comportamentos e capacidades essenciais para forte responsabilidade ambiental, saúde e segurança, e desempenho, através de diagnóstico que são avaliações iniciais concluídas por profissionais de EHS internos (e, em alguns casos, externos) para entender o nível de maturidade de EHS de uma instalação, incluindo a verificação de que os seis Imperativos de Liderança de EHS são implementados e planos de fechamento de lacunas desenvolvidos para fechar não -conformidades.
    • Planejamento de melhoria de EHS: fechamento de lacunas para lidar com não conformidades e melhorar a maturidade de EHS
    Gerenciamento de riscos corporativos
    A estrutura Enterprise Risk Management (ERM) da Kimberly-Clark foi projetada para identificar, avaliar e mitigar riscos que possam impactar materialmente os resultados financeiros e a reputação da empresa. Os riscos ambientais e de mudança climática estão integrados em nossa estrutura de ERM.
    A estrutura ERM é suportada por:
    • Uma avaliação de risco empresarial que coleta informações das principais partes interessadas internas, com riscos individuais atribuídos aos proprietários de riscos que desenvolvem e mantêm planos de mitigação
    • Um Comitê de Supervisão de Risco Global composto por liderança executiva, que fornece supervisão e direção para o programa de ERM da empresa
    • Processos para monitorar riscos emergentes, incluindo diálogo com colegas e consultores
    Controle de poluição
    Como parte de nosso compromisso de cumprir todas as leis e regulamentos ambientais aplicáveis, garantimos que nossas instalações tenham dispositivos de controle de poluição adequados para proteger o meio ambiente. Também aproveitamos nosso Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ambiental (EHS) e modelo de maturidade para garantir que os dispositivos de controle de poluição operem dentro de faixas especificadas para manter os requisitos regulatórios.

    Reduzindo o desperdício em nossas operações
    Entendemos o valor dos materiais em nossas categorias de produtos e embalagens e buscamos usos secundários e benéficos para esses materiais. Estamos empenhados em buscar oportunidades para reduzir, reutilizar e reciclar fluxos de resíduos de todos os tipos de nossas instalações. Nós nos esforçamos para melhorar continuamente nossos processos e implementar soluções inovadoras para uma reutilização benéfica.
    A Kimberly-Clark estabeleceu uma meta de atingir zero resíduos em aterros sanitários até 2022 (Brasil já atingiu esta meta) em todas as nossas operações, incluindo fábricas, escritórios, armazéns e centros de distribuição.
    Temos inventários de resíduos que catalogam a composição, quantidade, consistência e práticas de manuseio de cada fluxo de resíduos. Esse processo ajuda a identificar oportunidades para um uso benéfico secundário para fluxos de resíduos difíceis de desviar.

    Preparação para emergências
    A Kimberly Clark exige que todos os locais tenham um Plano e Programa documentado de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências que inclua os seguintes elementos-chave:
    • Coordenador do programa: designação de uma pessoa para atuar como Coordenador de Emergência do local
    • Estrutura de comando de incidente: implementação de uma estrutura de comando de incidente local que estabelece uma cadeia de comando de emergência clara durante emergências reais
    • Identificação de emergência, avaliação de risco e pré-planejamento: implementação de um processo para a identificação e avaliação de possíveis eventos de emergência para determinar os riscos de EHS e o pré-planejamento de emergência necessário
    • Um sistema de alarme de emergência funcional: projetado, mantido e testado periodicamente de acordo com os requisitos regulamentares do fabricante, GRM e EHS
    • Rotas e saídas de evacuação de emergência adequadas: necessárias para cada área; devem ser claramente marcados e providos de iluminação de emergência adequada, com acesso direto desobstruído mantido em todos os momentos
    • Plano de resposta a emergências documentado: implementado em todos os locais, com funções e responsabilidades claras e procedimentos específicos de resposta a emergências
    • Processo para agendamento, condução e avaliação de exercícios periódicos: uma avaliação pós-evento e um processo de melhoria contínua são necessários, analisando o feedback dos exercícios e incidentes reais e desenvolvendo planos de melhoria, se necessário.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Sistema de Gestão EHS
    A Kimberly Clark mantém um Sistema de Gestão de EHS estruturado para prover melhoria contínua de sua eficácia. A preocupação com a segurança, higiene ocupacional e meio ambiente é parte integrante de suas atividades. Estas atividades gerenciadas através do Maturity Model, o qual define e direciona como as unidades devem desenvolver programas para atingir os objetivos e gerenciar o nível esperado de desempenho de EHS.
    As unidades Brasil desenvolvem e mantém um Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – PGR, constituído de inventário de risco de EHS documentado que lista Riscos e Aspectos de EHS, assim como controles de riscos associados, onde:
    1) Controles aplicados seguem a hierarquia de controles de riscos; e
    2) Qualquer equipamento de controle utilizado é mantido de acordo com todos os requisitos e melhores requisitos internos e externos aplicáveis. Utilizando o inventário de risco de EHS, as unidades desenvolvem/mantêm um plano de redução de riscos para riscos prioritários que são determinados por probabilidade e consequência.

    Os planos de redução de risco estão incluídos no Plano de Melhoria EHS. A unidade desenvolve e mantém:
     Um registro regulatório EHS documentado que lista regulamentos aplicáveis e controles associados;
     Um processo de identificação e atualização dos requisitos regulatórios de EHS; e
     Uma lista de permissões/autorizações/licenças de EHS. Os controles associados à conformidade inadequado devem ser abordados dentro do Plano de Melhoria de EHS da unidade. A sistemática de riscos e oportunidades está definida no procedimento PR-08522.

    Outros indicadores:
     Eliminar o desperdício e recuperar recursos
     Promover o manejo florestal sustentável para preservar os recursos, promover o sequestro de carbono natural e proteger a biodiversidade e as culturas dependentes da floresta
     Construir práticas sólidas de manejo da água onde elas são mais importantes
     Reduzir o uso de plásticos e as emissões de gases de efeito estufa de acordo com a ciência do clima
     Resultados de auditorias internas/externa

    Publicamos resultados resumidos de nosso programa de auditorias, indicador de energia, consumo de água, uso de fibras, índice de acidentes, emissões de gás de efeito estufa entre outros indicadores relacionados em nosso relatório de sustentabilidade.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Desde 1872, a Kimberly-Clark adota os mesmos valores fundamentais de autenticidade, responsabilidade, cuidado e inovação. Esses valores refletem uma compreensão da nossa responsabilidade de fazer uma contribuição positiva às pessoas a quem servimos ao redor do mundo. Em tudo o que fazemos, construímos um legado de impacto positivo.
    Documentos relacionados*:
    • Teste em animais
    • Conformidade antitruste
    • Transparência na divulgação da lei de cadeias de suprimentos da Califórnia
    • Política de doações beneficentes
    • Acordos de informações confidenciais e ideias corporativas, invenções e desenvolvimentos
    • Relatório de minerais conflitantes
    • Política corporativa de qualidade
    • Políticas de contratação
    • Proteção do ambiente
    • Redução de resíduos e eliminação de aterros
    • Eficiência energética e redução dos gases do efeito estufa
    • Política de compras de fibras e anexo de desempenho 2019
    • Divulgação da lei de redução de produtos tóxicos de Ontário - Resumos do plano de redução
    • Política de segurança do produto
    *Documentos corporativos
    Conformidade anticorrupção

    Baseamos nossas relações comerciais em confiança, transparência e responsabilidade. A Kimberly-Clark proíbe o suborno em todas as transações comerciais, seja com o setor público ou privado, no mundo todo. Nós:
    • Nunca oferecemos, prometemos nem fornecemos itens de valor a ninguém para obter ou manter vantagem comercial indevida
    • Proibimos pequenos pagamentos de facilitação, que são pagamentos a funcionários públicos para acelerar uma ação administrativa, como garantir uma licença, exceto em circunstâncias extremas quando nossa segurança está em risco
    • Não pedimos que terceiros nem fornecedores façam algo que somos proibidos de fazer
    • Realizamos a diligência prévia de terceiros e fornecedores e exigimos certificações anticorrupção quando apropriado
    • Não fornecemos cortesias de negócios que possam ser usadas para influenciar uma decisão de negócios, incluindo presentes ou formas de entretenimento, a funcionários públicos ou seus familiares
    • Cumprimos a Lei norte-americana sobre práticas de corrupção no exterior (U.S. Foreign Corrupt Practices Act), a Lei antissuborno do Reino Unido (U.K. Bribery Act) e todas as leis anticorrupção e antissuborno aplicáveis em todos os países nos quais atuamos
    Além disso, todos os fornecedores da Kimberly-Clark devem se esforçar para proporcionar um local de trabalho livre de suborno e corrupção e proibir compensações em dinheiro ou itens de valor de ou para qualquer pessoa, incluindo funcionários públicos, que visem influenciar ações ou garantir vantagem indevida. A Kimberly-Clark espera que seus fornecedores sempre cumpram todas as leis aplicáveis relacionadas a suborno, corrupção, cortesias de negócios, lavagem de dinheiro, propinas e fraudes.

    Conformidade antitruste e de concorrência
    A Kimberly-Clark trata clientes e fornecedores de maneira imparcial e preza pela concorrência livre e justa. Estamos comprometidos com as ações abaixo:
    • Competir com base no preço e na qualidade dos nossos produtos e não sugerir nem participar de quaisquer ações, entendimentos ou acordos que possam prejudicar concorrentes, clientes, fornecedores ou consumidores
    • Não aproveitar nossa posição no mercado restringindo como, onde, quando, o que ou para quem nossos clientes ou fornecedores podem vender, ou condicionando a venda de produtos da Kimberly-Clark à compra de outros;
    • Implementar estratégias de preços ou vendas que tratem os clientes de maneira justa, ou não limitar as escolhas ou a capacidade de concorrência de clientes ou fornecedores
    • Evitar contatos e discussões com concorrentes que possam aparentar impropriedade e, se nos depararmos com essas situações, encerrá-las de maneira imediata e clara
    • Usar apenas informações às quais a Kimberly-Clark tem direito
    Além disso, espera-se que todos os fornecedores da Kimberly-Clark concorram de maneira justa e evitem ações destinadas a influenciar ou obter vantagem indevida

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Definimos essas expectativas em nosso Código de Conduta. Ele orienta nossos funcionários para que tomem as decisões certas para a Kimberly-Clark, nossos clientes e consumidores, promovendo uma cultura de integridade. Mantemos nossos parceiros comerciais nos mesmos altos padrões que mantemos a nós mesmos.
    O código é um recurso para nossos funcionários, parceiros de negócios e outras pessoas que contribuem para o nosso sucesso. Nós o consultamos regularmente, fazemos perguntas quando precisamos de orientação e levantamos qualquer preocupação que possa surgir. E retaliação jamais será tolerada.
    Na Kimberly-Clark, nós nos manifestamos, fazemos perguntas e buscamos respostas. Em caso de dúvidas ou preocupações, temos o canal de contato conosco através do e-mail KCHelpLine@kcc.com.

    Nosso Código de Conduta e nossas políticas corporativas informam aos colaboradores que esperamos comportamento consistente e ético e conformidade com as leis aplicáveis. O Código de Conduta e as políticas corporativas aplicam-se no mundo todo.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • No Código de Conduta da Kimberly-Clark, discutimos os mecanismos para denúncias ilegais/antiéticas comportamento:
    https://www.kimberly-clark.com/en/investors/corporate-governance/code-of-conduct
    Além de termos mecanismos para relatar comportamento ilegal/antiético, também avaliar nosso risco globalmente por meio de treinamentos regulares e operações comerciais

    Em 2021, fornecemos treinamento do Código de Conduta a todos os funcionários da Kimberly-Clark no escritório com acesso ao computador. O treinamento do Código de Conduta 2021 incluiu conteúdo sobre a condução negócios usando terceiros. Como parte do treinamento anual do Código de Conduta, os funcionários foram obrigados a ler, entender e cumprir o Código de Conduta. O combate à corrupção é abordado
    no Código de Conduta.
    https://www.kimberly-clark.com/en/investors/corporate-governance/code-of-conduct
    É política da Kimberly-Clark conduzir os negócios em conformidade com todas as leis antissuborno e anticorrupção
    Publicamos resultados resumidos em nosso relatório de sustentabilidade.