Communication on Progress Artesano Urbanismo 2022

Participant
Published
  • 13-May-2022
Time period
  • May 2021  –  May 2022
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • São Paulo , 24 de maio de 2021
    H.E. António Guterres
    Secretário Geral
    Nações Unidas
    Nova Iorque,
    NY 10017 USA
    Caro Sr. Secretário Geral,
    É com enorme prazer que a Artesano Urbanismo reafirma seu apoio aos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sobre direitos humanos, do trabalho, meio ambiente e no combate à corrupção.
    Nessa comunicação de progresso anual, descrevemos brevemente nossas ações para garantir uma melhoria contínua da integração ao Pacto Global e seus princípios dentro da nossa estratégia de negócios, os Princípios fazem parte da nossa Cultura e das operações diárias, e estão nas ações de cada um dos nossos colaboradores.
    Além disto, nos comprometemos a partilhar estas informações com nossas partes interessadas utilizando nossos principais canais de comunicação.
    Atenciosamente,

    Marcelo Renaux Willer
    CEO Artesano Urbanismo

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Conforme nossa última CoP, reiteramos o tema Direitos Humanos é de extrema importância para a empresa, que tem um Código de Conduta (em anexo) do qual consta uma série de políticas relacionadas aos mesmos e, principalmente, relacionadas à prevenção de qualquer tipo de discriminação; prevenção e repúdio ao trabalho infantil, escravo e análogo ao escravo; bem como qualquer tipo de abuso dos direitos humanos. Este documento é apresentado a todos que iniciam uma relação de trabalho com a empresa e é um compromisso assinado por todos os colaboradores e também por todos os fornecedores, com o intuito de que todos os stakeholders estejam de alguma forma comprometidos com todos esses preceitos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Para permitir uma comunicação acessível e segura, a Artesano criou um canal de compliance, por meio de um e-mail específico (confidencial@artesanourbanismo.com.br) divulgado no código de ética e no site da empresa. Essas mensagens são recebidas pela diretoria do Instituto Artesano, que convoca uma reunião do Comitê de Ética. O Comitê reúne 2 membros do conselho, 1 membro do Instituto e 1 membro da diretoria da empresa. Esse grupo avalia e dá encaminhamento, investigativo e, se necessário, punitivo à questão.

    Durante o período de maior de 2021 e maio de 2022 este canal não recebeu nenhuma reclamação, e mas continua ativo e sendo divulgado em todos os nossos meios de comunicação.

    A empresa também tem como procedimento padrão o acompanhamento de todas as obras para avaliar se todos os compromissos do código de ética estão sendo cumpridos. Além disto, existe um procedimento padrão de auditoria externa contínua de fornecedores para garantir este acompanhamento dentro das Obras. Isto refere-se tanto a direitos humanos, trabalhistas e meio ambiente.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • A empresa possui um procedimento de auditoria externa com os fornecedores para garantir que sejam atendidos os preceitos relacionados aos direitos humanos e de trabalho. É exigida a assinatura do Código e Ética e seu comprometimento com ele, no início de seu relacionamento com a Artesano, sendo que o desrespeito a qualquer um de seus termos resulta em término do contrato, seja de fornecedores ou colaboradores. No momento, 100% dos fornecedores e colaboradores atendem a esse comprometimento.
    As auditorias mensais na obra, vem acontecendo deste o início da mesma em junho de 2021, para garantir que além dos direitos humanos respeitados completamente, tenhamos uma boa convivência diária com os trabalhadores, e todos os direitos trabalhistas e de saúde e segurança estejam em ordem, garantindo sua integridade dentro do seu ambiente de trabalho.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A empresa tem em seu código de conduta políticas escritas e assinadas por todos os colaboradores e fornecedores que dispõem sobre a livre associação, sobre a proibição da discriminação de qualquer natureza, sobre a eliminação e intolerância de trabalho forçado, escravo, análogo ao escravo e trabalho infantil.
    No Manual do Colaborador (em anexo), a empresa tem uma política escrita que estabelece claramente os direitos e responsabilidades dos funcionários, sua remuneração e benefícios, em contrato de trabalho (em anexo), prezando pela transparência dessas relações. Todos os funcionários são remunerados de forma justa, de acordo com os valores de mercado e têm locais de trabalho decentes e devidamente seguros.
    Os contratos com fornecedores também trazem cláusulas relacionadas aos princípios trabalhistas, exigindo inclusive que o seu cumprimento seja demonstrado pelo fornecimento de comprovantes dos pagamentos de tributos trabalhistas e salários dos funcionários que se relacionam com a empresa contratada. Além das auditorias externas realizadas em cada uma das obras, garantindo que eles cumpram todos seus preceitos e o nosso código de ética.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • A empresa possui uma política de recursos humanos que descreve direitos e deveres dos funcionários.
    A empresa possui um canal confidencial de compliance que recebe denúncias e comunicações internas e externas (confidencial@artesanourbanismo.com.br). As mensagens são abertas por um comitê, já evidenciado nos parágrafos anteriores.
    Além disto, existe um trabalho de prevenção e cuidado com a saúde, que está além das obrigações e direitos humanos, onde buscamos cada vez mais acompanhar o bem-estar dos nossos colaboradores, contando ainda com suporte financeiro à prática de atividades físicas e plano de saúde e odontológico integral.
    Como já mencionado existem auditorias externas para garantir o cumprimento de todas as leis trabalhistas, direitos humanos e meio ambiente.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Em seu compromisso com a diversidade, a empresa monitora constantemente seu quadro de colaboradores e funcionários a fim de desenvolver políticas específicas direcionadas a essa questão. Atualmente temos os seguintes indicadores:
    - percentual de mulheres em cargos de diretoria: 66%,
    - percentual de diretores acima dos 50 anos: 33%,
    - percentual de mulheres em cargos de gerência: 50%.
    Qualquer incidente de violação aos princípios trabalhistas é tratado com o rigor da legislação e com o acionamento do Comitê de Ética.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A empresa tem políticas relacionadas a questões ambientais, incluindo prevenção e gerenciamento de riscos, cada uma das Obras tem auditoria ambiental externa de acompanhamento mensal, assim como a de direitos trabalhistas.
    Em seu Manifesto de Sustentabilidade (anexo), prevê a utilização do maior número de tecnologias sustentáveis em seus empreendimentos, tais como energia solar fotovoltaica, madeira de reflorestamento, construção de jardins de chuva, enriquecimento florestal ao redor das nascentes, programa de educação ambiental com o entorno para proteção das águas e conservação florestal.
    Além deste item, a empresa acrescentou, visando também cumprir os quesitos da certificação B que está em processo de avaliação junto ao Órgão certificador, a cláusula solicitada por eles, sobre comunidades (documento em anexo)
    Para que todas as iniciativas de Desenvolvimento Sustentável tivessem uma força ainda maior, não só dentro da empresa, mas junto à sociedade, foi criado o Instituto Artesano para o Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de desenvolver projetos e tecnologias sociais que apoiem a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas cidades em que a empresa atua, bem como acompanhar a pegada de impacto positivo e negativo da empresa.
    Conforme listado no ano passado, já foi iniciada a avaliação das emissões de carbono da primeira obra da empresa. Este processo vem sendo trabalhado não somente de forma avaliativa mas também de forma preventiva, com objetivo de redução das possíveis emissões dentro do gerenciamento da obra.
    Neste caso, foi realizado um inventário baseado em uma obra semelhante business as usual, e criado todo um plano de redução, que envolve a relação entre a produtividade da obra e suas emissões, levando em conta as curvas mais impactantes no quesito emissões de CO2.
    Meta: Manter uma curva de avaliação de emissões que não compare a obra somente com o Business as Usual, mas com as próprias melhores performances da Obra, buscando como meta sempre a melhor produtividade com a menor emissão.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Os empreendimentos (produto)da empresa fomentam o uso de tecnologias sustentáveis e benéficas para o meio ambiente como energia fotovoltaica, madeira de reflorestamento, reuso de água, tanto para os espaços comuns como influenciando os futuros moradores/clientes.
    As políticas ambientais são escritas para todos os empreendimentos. O Artesano Galleria , seu primeiro projeto de urbanismo, em Campinas, vem realizando um acompanhamento da qualidade da água das nascentes do empreendimento, e realizando voluntariamente a recuperação das nascentes que estavam degradadas dentro do empreendimento.
    Está em andamento uma parceria com a prefeitura de Campinas para construção do Centro de Educação para a Sustentabilidade, com o objetivo de criar uma área em frente ao empreendimento, que possa ser destinada à Educação para a Sustentabilidade, englobando os projetos relacionados com a conservação da água, mas também os demais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O enriquecimento de espécies na região levará o empreendimento de 14% para 33% de área verde, além da conservação de 90% das áreas de matas nativas. Todas essas ações têm previsto o comprometimento de sua continuidade em contrato após a entrega do empreendimento (exemplo completo do Artesano Galleria, em Campinas, em anexo).
    Todos os colaboradores recebem treinamento contínuo sobre ESG, e têm metas específicas de Sustentabilidade que contribuem para seu bônus anual, acompanhadas por meio de uma planilha de acesso coletivo e discutidas em reuniões periódicas.
    Uma das linhas de investimento para impacto positivo da empresa é relacionada à implementação dos ODS em nível subnacional. Após o Relatório realizado em Santana de Parnaíba, a empresa vem durante o ano de 2021 e 2022 desenvolvendo o Relatório Voluntário de ODS da cidade de Barueri, a ser entregue durante o High Level Political Fórum de 2022 em julho.
    Conforme determinado na CoP de 2021, a meta estabelecida para esse ano era fazer a avaliação de materialidades usando o SDG Compass, e acompanhar a evolução dos indicadores ESG pelo Assessment B.
    A empresa, além de realizar esta ação observou uma melhoria de pontuação significativa que permitiu que a mesma pleiteasse a certificação B, agora em processo de obtenção.
    Meta: Alcançar a Certificação de Empresa B.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Todos os resultados da empresa são monitorados dentro de uma plataforma que avalia diversas informações como consumo de água, regimentos ambientais referentes aos empreendimentos, bem como consumo de combustível, viagens onde serão medidas, assim que estiver pronto o primeiro empreendimento as emissões de carbono, para que possam ser corretamente mitigada.
    Além disto, na última avaliação dentro da Plataforma B Assessment, também utilizada pelo Pacto como avaliação de desempenho das empresas em ESG, foram obtidos 112 pontos, o que tem sido uma excelente forma de acompanharmos o desenvolvimento e a melhoria contínua da Artesano.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • A empresa possui políticas escritas contra corrupção, contidas no Código de Conduta, assinado por todos que se relacionam com a empresa. Entre essas políticas constam regras para recebimento de brindes e presentes e a recomendação de participar de reuniões estratégicas e importantes com outros stakeholders sempre em mais de uma pessoa para representar a Artesano, para coibir práticas ou sugestões de práticas ilícitas e corruptas. A Artesano se referencia na Convenção da ONU Contra a Corrupção.
    Política escrita exigindo que tanto colaboradores quanto parceiros de negócio adotem os princípios anticorrupção, e se comprometam com isto por escrito pela assinatura do código de conduta. No momento, 100% dos colaboradores e fornecedores assinaram este documento.
    Nossa meta para o ano passado era ter zero denuncias e zero indicações de corrupção nos negócios da empresa, e esta meta foi alcançada.

    Meta: Continuar tendo zero denúncias e zero indicações de corrupção nos negócios da empresa.
    Realizar seminários internos tratando do assunto, baseados na Convenção da ONU contra a Corrupção.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Vimos acompanhando os materiais desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho Anticorrupção no âmbito do Pacto Global, e utilizando as melhorias propostas por eles, nas revisões anuais do nosso Código de Ética.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • A empresa monitora seus fornecedores a partir de auditorias externas e mantém seu canal de denúncia. Até agora nenhuma denuncia foi recebida. Nossa meta é ter toda. e qualquer denúncia respondida em no máximo 2 semanas, salvo casos em que seja necessária uma investigação mais longa, o que será informado tanto ao reclamante, caso não seja anônimo.