COP_IBITU ENERGIA 2021

Participant
Published
  • 04-Apr-2022
Time period
  • January 2021  –  December 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Para nós da Ibitu, transformar é uma missão de todos os dias, a nossa própria razão de ser, um compromisso com o presente e o futuro. Nada do que tem valor na natureza se perde, tudo se transforma para melhor quando tem investimento, tecnologia, responsabilidade, trabalho intenso e dedicação.

    A água se transforma em energia. O sol se transforma em energia. O vento – origem tupi guarani do nome Ibitu - também se transforma em energia. E a energia, todos sabemos, é um insumo básico que transforma para melhor o bem-estar, o desenvolvimento, a qualidade de vida e o sonho de uma vida melhor.

    Se água, sol e vento - fontes principais de energia da Ibitu - são recursos naturais é justo pensar que a empresa atua de modo mais sustentável na essência.

    Utilizar-se de fontes da natureza é importante, mas não é suficiente. Por isso, trabalhamos forte todos os dias para eliminar, reduzir ou compensar impactos sociais e ambientais em nossas operações e empreendimentos. Porque esta é a nossa obrigação. É nossa causa, nossa reponsabilidade.

    Como reforço a esta tarefa, que é de todo o time de transformadores da Ibitu, criamos uma estratégia de ESG denominada ENERGIA QUE TRANSFORMA e se baseia em quatro diretrizes - Natureza, Transparência, Pessoas e Comunidades - que nos dão a certeza de que a nossa energia, quando utilizada com foco e sensibilidade, transforma valor em valor compartilhado. Ela nos ajudará a organizar e sintetizar os nossos esforços ambientais, sociais e de governança e o nosso desejo de dar uma contribuição ainda mais positiva para a sociedade e o planeta, norteando as nossas ações nas temáticas ESG nos próximos anos.

    Para a construção da estratégia, passamos por 4 etapas: estudo setorial, engajamento de partes interessadas, definição da Governança e Política de Sustentabilidade, e a definição das principais ações que serão desenvolvidas para alavancar os temas e objetivos estratégicos. As duas últimas etapas ainda estão em fase de aprovação.

    1.Análise setorial: estudo de cenários, tendências e melhores práticas de sustentabilidade alinhados ao nosso setor de atuação. A partir do estudo de documentos internos e da entrevista com colaboradores, a consultoria identificou as nossas práticas internas, bem como as fragilidades da nossa atuação. Nessa etapa também realizamos o benchmarking com concorrentes e identificamos as principais externalidades do negócio sob o aspecto ESG. Como resultado, construímos o primeiro modelo gráfico da nossa estratégia, contemplando diretrizes, temas e objetivos para superar e/ou evoluir nos principais desafios de sustentabilidade identificados para a nossa operação.

    2.Escuta das partes interessadas: para testar a aderência da estratégia, conversamos com diferentes pessoas, representantes dos nossos colaboradores, comunidades, fornecedores e órgão ambiental, totalizando 16 pessoas. Tais conversar nos ajudou a entender a opinião de cada público sobre a estratégia para realizar as mudanças necessárias. A estratégia foi aprovada no início do segundo semestre.

    3.Governança e Política de Sustentabilidade: com o objetivo de estruturar a tomada de decisão em sustentabilidade e definir a responsabilidade dos nossos órgãos de governança definimos a governança do tema. A principal iniciativa, resultado da definição da governança, foi a criação da Gerência de Gente e Sustentabilidade, responsável por dar celeridade à implantação da Estratégia de Sustentabilidade, apoiando as demais diretorias e gerências, bem como guiando os órgãos de governança para a tomada de decisão ESG (Social, Ambiental e de Governança). Unindo a sustentabilidade com Gestão de Pessoas, ampliamos a capacidade de potencializar o engajamento interno para o tema, ampliando a nossa capacidade de gerar valor e estruturando as transformações necessárias. Também desenvolvemos a nossa Política de Sustentabilidade que está passando por revisão das áreas internas e será publicada ainda no primeiro semestre de 2022. Com essa Política, queremos formalizar a nossa estratégia e governança para o tema, assim como tornar público a nosso compromisso com os princípios do Pacto Global e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    4.Ações prioritárias: com o apoio da consultoria, iniciamos a definição das ações prioritárias que deverão ser implementadas para acelerar o nosso desempenho em sustentabilidade nos próximos anos. Essas ações ainda estão sendo avaliadas internamente e temos como meta iniciar a implantação ainda em 2022.

    De forma geral, com essa estratégia pretendemos desenvolver uma “Governança Corporativa consciente” para “garantir, com as melhores práticas do mercado, uma Governança corporativa sólida e consciente sobre as questões ESG, visando a tomada de decisões orientada para a perpetuidade da Companhia e a resolução dos desafios socioambientais do negócio”. Tudo isso para fortalecer a confiança, imagem e reputação da Companhia perante os diversos stakeholders.

    Os próximos passos para a implantação da estratégia de sustentabilidade, será formar e iniciar as atividades da Comissão de Sustentabilidade - instância interdepartamental, de caráter deliberativo e permanente, coordenada pela Gerência de Gente e Sustentabilidade, é composta por representantes das diretorias, gerências e demais áreas-chave da empresa.

    Caberá a Comissão:

    Fazer avançar a agenda de sustentabilidade na companhia de forma integrada, assegurando a transversalidade das diretrizes, temas e objetivos da Estratégia de Sustentabilidade;
    Garantir que todos estejam devidamente informados, engajados e integrados no esforço de implantar, no dia a dia do negócio, a Estratégia de Sustentabilidade.
    Propor e deliberar sobre ações, projetos e práticas relativos aos temas e objetivos da Estratégia de Sustentabilidade;
    Monitorar e reportar os avanços dos projetos, práticas e ações referentes a estratégia de sustentabilidade que estejam sendo conduzidos nas suas respectivas áreas;
    Propor a adesão ou continuidade em “protocolos”, “princípios”, “acordos” e “tratados” nacionais ou internacionais, direta ou indiretamente relacionados com sustentabilidade.

    Também desenvolvemos o evento praticando ESG, iniciativa desenvolvida para impulsionar a aprendizagem e a materialização de ideias sustentáveis por meio da construção coletiva e do entusiasmo pela causa. Também busca promover o engajamento do público interno a respeito das boas práticas ambientais, sociais e de governança. Em 2021 realizamos três edições para ampliar o conhecimento dos nossos colaboradores nas temáticas de sustentabilidade. No primeiro encontro, que teve a participação de 102 colaboradores, abordamos o tema “O poder do voluntariado: “Tudo o que você queria saber sobre o voluntariado, mas não tinha para quem perguntar” onde buscamos mostrar aos nossos colaboradores o poder de transformação de vidas por meio de ações individuais e coletivas por meio do voluntariado. No segundo encontro, abordamos o tema “8 Desafios de ESG para empresas” e apresentamos a estratégia de sustentabilidade para 80 colaboradores que participaram do evento. No terceiro encontro falamos sobre Integrando os “ODS na estratégia Empresarial” para 68 colaboradores, com o objetivo de fortalecer a cultura da sustentabilidade e nosso compromisso os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

    Ciente de que iniciamos uma jornada de evolução, tenho o prazer de confirmar que Ibitu Energia reafirma seu apoio aos 10 Princípios do Pacto Global das Nações Unidas nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

    Nesta Comunicação de Progresso anual, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar essas informações com nossos públicos de interesse por meio de nossos principais canais de comunicação.

    Gustavo Ribeiro

    Presidente

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Para atender aos princípios 1 e 2, entendemos que devemos nos certificar de que toda a nossa cadeia de fornecedores está engajada, assim como nós, em garantir espaços de trabalho íntegros e que preservem os direitos humanos de todos os colaboradores. Pensando nisso, um dos temas e objetivos da nossa estratégia de sustentabilidade versa sobre esse aspecto.
    Tema: Cadeia de suprimentos orientada por princípios de sustentabilidade
    Objetivo: Gerir e desenvolver fornecedores segundo critérios ESG com ênfase em direitos humanos e descarbonização.
    Inserimos esse tema e objetivo na nossa estratégia de sustentabilidade, pois acreditamos que nossa cadeia de fornecedores precisa estar alinhada com aquilo que acreditamos. Por isso, queremos mapear as externalidades dos fornecedores críticos, em todas as fases dos empreendimentos, a fim de avaliar os riscos relacionados à Direitos Humanos, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Relações de Trabalho e Anticorrupção, com potencial de riscos (financeiros, patrimoniais, reputacionais e de conformidade), bem como impactos e oportunidades para os negócios.
    Atualmente, as principais práticas que adotamos para garantir direitos humanos, tanto na nossa operação quanto na cadeia de fornecedores é o nosso Código de Ética. O documento aplica-se aos nossos administradores e colaboradores, prestadores de serviços, representantes, fornecedores, parceiros de negócios e quaisquer terceiros que atuem em nome e/ou representem a companhia.
    O parágrafo segundo do item 5.4.1 traz o seguinte texto:
    “A fim de garantir a aplicabilidade do valor da lealdade e das crenças na confiança, transparência e dignidade, todos os Colaboradores da Companhia devem tratar e ser tratados com respeito, de forma igualitária, sendo vedada qualquer manifestação ou espécie de abuso de poder, discriminação, ameaça, intimidações, violência ou assédio moral ou sexual, sendo certo ainda que não será admitido o emprego, direto ou por quaisquer Terceiros ligados à Companhia, sob qualquer aspecto e em qualquer grau, de mão de obra infantil ou forçada, assim como em condições análogas à escravidão e, tampouco, a exploração sexual ou tráfico de seres humanos.
    Na Política de Contratação de Terceiros, orientamos sobre os processos para qualificação e contratação de potenciais fornecedores, subcontratados, prestadores de serviços e demais Terceiros, incluindo a pesquisa reputacional. Nesta etapa, identificamos por meio de consulta às bases públicas, se existe algum impedimento, atrelado ao tema direitos humanos, para a efetivação do contrato. Por exemplo, consultamos o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas às de escravo do Ministério do Trabalho e Emprego. Da mesma forma, a nossa Política de Formação de Parcerias e Associações, também inclui no processo de due dilligence pesquisas relacionadas à direitos humanos.
    A Política de Canais de Comunicação e Contrarretaliação orienta sobre os procedimentos a serem realizados para recebimento de comunicação e de denúncias de situações que possam estar em desacordo com leis, regulamentos e com o Código de Ética e Políticas de Compliance. Qualquer colaborador, terceiro ou parte interessada pode utilizar os canais de denúncia, que possuem gestão independente:
    Telefone: 0800.721.9883 (atendimento pessoal de segunda a sexta, das 7h às 20h e atendimento eletrônico com gravação fora deste horário).
    Internet: pelo site http://ethicsdeloitte.com.br/ibituenergia
    E-mail: transparenciaibitu@deloitte.com
    Pensando em garantir a autonomia, direitos humanos e desenvolvimento das comunidades onde atuamos, a nossa estratégia contempla o seguinte tema e objetivo.
    Tema: Comunidades Sustentáveis
    Objetivo 1: Criar valor compartilhado e desenvolver as comunidades locais com ações que alavanquem o IDH e gerem oportunidades para as pessoas, por meio do Investimento Social Privado, com foco na educação e empreendedorismo.
    Objetivo 2: Transferir o capital intelectual e humano da Ibitu, por meio do voluntariado de colaboradores, em favor da transformação das comunidades locais.
    Objetivo 3: Gerir, monitorar e avaliar continuamente o impacto social, ambiental e econômico gerado nas comunidades locais.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Em 2021, tivemos nossa rodada anual do treinamento do Código de Ética, onde garantimos que 100% dos colaboradores tenham acesso e estão cientes da política. Um Diálogo de Saúde e Segurança (DSS) foi feito com o tema específico de Compliance, demonstrando o que é e como essa prática nos ajuda no dia a dia.

    Também tivemos um treinamento sobre privacidade e proteção de dados (ataques cibernéticos, phising e atitudes seguras na web), além de um workshop sobre a LGPD.

    Em 2021 desenvolvemos as seguintes ações nas nossas comunidades:

    Projeto Carreta literária;
    Educação financeira nas escolas;
    Laboratório de regência;
    Comunicação com os moradores lindeiros ao Complexo Eólico Caldeirão. Na ação foram distribuídos folders sobre a atuação da Ibitu e foram repassadas informações sobre o início da implantação da Usina Fotovoltaica Caldeirão Grande 2, no município de Caldeirão Grande do Piauí, foram visitadas 62 residências.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Atrelado ao tema Ética e Compliance como regra, o objetivo estratégico “Mapear continuamente riscos e vulnerabilidades socioambientais e garantir sistemas de monitoramento e auditoria seguros” nos auxiliará a ampliar o nosso sistema de monitoramento e avaliação dos temas e iniciativas acima descritos.

    Em 2021 não recebemos, em nossos canais, nenhuma denúncia relativa à Direitos Humanos.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • Assim como cobramos dos nossos fornecedores e parceiros uma postura ética, íntegra e dentro da lei, possuímos a mesma postura diante dos nossos colaboradores. Todos os nossos colaboradores são contratados em regime de CLT, que garante todos os direitos trabalhistas, liberdade de associação e negociação coletiva. Em algumas unidades implementamos Comissão Paritária com representantes do sindicato, empresa e colaboradores onde discutimos/aprovamos o PLR e Acordo Coletivo de Trabalho. Além disso, dentro da estratégia de sustentabilidade, possuímos um tema que visa garantir o Desenvolvimento Integral dos colaboradores, com o objetivo de “Prover a gestão de pessoas de acordo com as melhores práticas do mercado, desenvolvendo uma cultura organizacional ágil, baseada em horizontalidade nas relações, protagonismo, confiança, transparência, feedbacks constantes, avaliação por desempenho e orientada pelos princípios de sustentabilidade.” Com relação a eliminação da discriminação, nossa estratégia também contempla esse olhar:

    Tema: Cultura plural e inclusiva Objetivo: Fortalecer, na estratégia e processos da companhia, a valorização da diversidade, inclusão e o combate da discriminação – da atração à retenção de pessoas. Buscamos com isso, ampliar a diversidade de capital humano e intelectual na organização, gerando um ambiente de constante inovação e criatividade. O primeiro passo para a concretização desse objetivo é mapear o status interno de diversidade (censo, ações implantadas e estruturas internas existentes) para nortear as ações estratégicas voltadas para ampliação de vagas para pessoas diversas, melhorias de plano de benefícios e modernização/adaptação de infraestrutura. Atualmente, o principal documento que aborda questões de diversidade, inclusão e equidade é o nosso Código de Ética. O documento aplica-se aos nossos administradores e colaboradores, prestadores de serviços, representantes, fornecedores, parceiros de negócios e quaisquer terceiros que atuem em nome e/ou representem a companhia.

    O parágrafo segundo do item 5.4.1 traz o seguinte texto: “A fim de garantir a aplicabilidade do valor da lealdade e das crenças na confiança, transparência e dignidade, todos os Colaboradores da Companhia devem tratar e ser tratados com respeito, de forma igualitária, sendo vedada qualquer manifestação ou espécie de abuso de poder, discriminação, ameaça, intimidações, violência ou assédio moral ou sexual, sendo certo ainda que não será admitido o emprego, direto ou por quaisquer Terceiros ligados à Companhia, sob qualquer aspecto e em qualquer grau, de mão de obra infantil ou forçada, assim como em condições análogas à escravidão e, tampouco, a exploração sexual ou tráfico de seres humanos. Para nós da Ibitu Energia, a segurança é um valor inegociável, um pilar fundamental da nossa excelência operacional. Com relação a este tema, a nossa estratégia também contempla o seguinte conjunto de tema e objetivo:
    Tema: Saúde e Segurança como ativo
    Objetivo: Garantir uma cultura de saúde e segurança, a partir do aperfeiçoamento contínuo de sistemas e controles, observando as especificidades de cada unidade operacional .O grande diferencial desse tema é ter um olhar sobre as especificidades de cada Unidade Operacional.
    Por isso, o primeiro passo deverá caminhar no sentido de fazer um levantamento dessas especificidades, com o objetivo de criar ambiente de trabalho seguro, física e mentalmente, para todos os trabalhadores. Hoje, o principal documento que versa sobre as boas práticas de saúde e segurança do trabalhador é a Política de Saúde e Segurança do Trabalho, lançada em janeiro de 2021. O documento visa fomentar um ambiente de trabalho seguro e saudável por meio da prevenção de lesões relacionadas ao trabalho e da deterioração da saúde, promovendo, assim, uma cultura de bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores da Ibitu Energia, fornecendo uma estrutura de referência para a definição dos objetivos de segurança e saúde. As Regras de Ouro que Salvam Vidas, pautam as diretrizes gerais para manutenção de saúde e integridade física dos trabalhadores.

    Regra 1 – Fundamentos de Segurança
    Regra 2 – Trabalho em Altura
    Regra 3 – Controle de Energias Perigosas
    Regra 4 – Espaços Confinados
    Regra 5 – Içamento e Movimentação de Carga
    Regra 6 – Condução de veículos em acessos, estradas e rodovias
    Regra 7 – Bebidas alcoólicas e drogas ilícitas
    Regra 8 - Incêndios.
    Antes de Iniciar o seu trabalho... Cuide de você e dos outros

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Conquistamos o selo Great Place To Work e aderimos ao programa Empresa Cidadã. Isso nos trouxe o reconhecimento de sermos um ótimo lugar para se trabalhar e ferramentas para favorecer o bem-estar do nosso time e a equidade de gênero com ampliação da licença para pais e mães. Capacitações são oferecidas a todos, de temas técnicos e complexos da operação e manutenção de energia à otimização de ferramentas digitais para o trabalho remoto. Em pouco mais de um ano, é possível constatar o empenho da Ibitu no desenvolvimento das pessoas, desenhando estratégias para a carreira de colaborador, impulsionado pela constante troca entre a liderança e time, ciclo de avaliação e plano de desenvolvimento.

    Nas Rodas de Conversas de Diversidade, abordamos diferentes conceitos de diversidade, com lições básicas de privilégio, racismo, gênero, equidade, capacitismo, letramento, dente tantos outros. Além de teoria, os eventos têm microfone aberto para compartilhar experiências, respeitando o lugar de fala de cada um, gerando empatia, inspirando, emocionando e aproximando todos por suas histórias, sejam de líderes negros ou de mulheres em funções majoritariamente exercidas por homens. Assim, transformamos nosso time e liderança em aliados contra viesses inconscientes e mais preparados para recrutar, receber e reconhecer pessoas diversas. Acreditamos que quando a pessoa tem a liberdade de ser ela mesma, ela é mais produtiva, não precisa gastar energia tentando esconder características.

    Hoje, o nosso quadro de colaboradores possui a seguinte configuração:

    111 colaboradores

    29% Mulheres - 66% entre 31 e 50 anos
    71% Homens – 67% entre 31 e 50 anos
    Raça/Etnia mulheres

    50% branco
    44% pardo
    6% negro/preto
    Raça/Etnia homens

    63% branco
    25% pardo
    13% negro/preto

    37 Gestores

    22% Mulheres – 87,5% entre 31 e 50 anos

    78% Homens – 90% entre 31 e 50 anos

    Raça/Etnia mulheres

    51% branco
    39% pardo
    10% negro/preto
    Raça/Etnia homens

    72% branco
    21% pardo
    7% negro/preto

    Em Saúde e Segurança, dentre as práticas realizadas atualmente encontram-se a realização dos Diálogos de Saúde e Segurança, a inspeções periódicas de segurança do trabalho em equipamentos e instalações, treinamentos legais, campanhas de saúde, Programa de Bem-Estar e Qualidade de Vida e auditoria em documentação legal de terceirizados.

    Ao longo de 2021, foram mais de 3,4 mil horas de treinamentos de segurança do trabalho para os colaboradores, alcançando 52% de participação de nosso quadro. Nos dedicamos à capacitação e desenvolvimento com 69 temas no Diálogos de Saúde e Segurança, encontros realizados semanalmente, com troca de experiências sobre temas como, por exemplo, saúde mental, autismo, câncer e outras doenças, que além de prevenir, contribuem para quebrar tabus em torno de assuntos ainda considerados delicados. Foram 44 convidados externos e taxa média de participação de 65% dos colaboradores, mesmo no formato online durante o período pandêmico.

    Tivemos cinco edições ocorridas em 2021, abordando temas de sustentabilidade:

    Sustentabilidade - junho;
    Gestão de Resíduos Sólidos - julho;
    ISO 14001 e as Boas Práticas Ambientais – agosto;
    5R’s da Sustentabilidade - outubro;
    Avaliação de Impacto Ambiental – Importante Instrumento Contra a Degradação do Meio Ambiente – novembro.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Atrelado ao tema Ética e Compliance como regra, o objetivo estratégico “Mapear continuamente riscos e vulnerabilidades socioambientais e garantir sistemas de monitoramento e auditoria seguros” nos auxiliará a desenvolver o nosso sistema de monitoramento e avaliação dos temas e iniciativas acima descritos.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • Para nós a proteção ambiental é considerada de alta relevância. Por isso, as ações de mitigação de impactos advindo das operações e implantação de novos projetos, fazem parte da nossa estratégia de sustentabilidade, em diferentes diretrizes, temas e objetivos (veja abaixo os dois principais). Os riscos do negócio estão atrelados a impactos ambientais relevantes durante a obra, relacionados à supressão vegetal, fauna e espécies exóticas e endêmicas da região.

    Tema: Ecoeficiência e regeneração como norteadores do manejo de recursos naturais e da biodiversidade

    Objetivo 1: reduzir, conservar e regenerar os recursos naturais nas operações e empreendimentos do negócio.

    Objetivo 2: assegurar due dilligence socioambiental na gestão de ativos da Companhia.

    Tema: Inovação sustentável como geradora de impacto positivo e de economia de baixo carbono

    Objetivo 1: ampliar oferta de energias renováveis e soluções voltadas à segurança do abastecimento e acessibilidade à energia, orientadas pela descarbonização, digitalização e descentralização do setor.

    Objetivo 2: Promover a mitigação e adaptação para as mudanças climáticas, gerindo os riscos atrelados à eventos extremos e ampliando as oportunidades de baixo carbono.

    Objetivo 3: Inovar na gestão de resíduos das operações e empreendimentos da Ibitu.

    Hoje não possuímos normativos internos específicos sobre o tema, mas os temas e objetivos acima citados estão incluídos na Política de Sustentabilidade que será lançada em breve. Também não há compromissos públicos oficiais, contudo, em termos de Business Plan e Estratégia em sustentabilidade, prevemos a realização de inventário de emissões de carbono em 2022 para traçar metas Net zero para os próximos anos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Para a implantação de novos projetos, consideramos a utilização de áreas já degradadas com o objetivo de reduzir a supressão vegetal em decorrência de obras de implantação de novos projetos. Também realizamos monitoramento ambiental periódico da fauna, flora, áreas de interesse ambiental, com reportes periódicos aos órgãos ambientais, incluindo ações de melhoria e correção. Promovemos treinamentos frequentes da equipe de campo para a redução da geração de resíduos e sua correta destinação. A realização de recuperação de áreas degradas e reposição florestal, aumentando a área vegetada da região de entorno dos nossos projetos, também é uma das práticas realizadas.

    Queremos que os nossos colaboradores estejam aptos a desenvolver suas atividades em alinhamento com os princípios do Pacto Global e com a nossa estratégia de sustentabilidade. Ao longo do período coberto por este relatório, desenvolvemos ações para disseminar conhecimentos diversos sobre ESG para o nosso público interno.

    Capacitações com foco em meio ambiente:

    Junho Verde: Em maio de 2021 realizamos a palestra Mudanças Climáticas, com Roberto Roche.
    Capacitação em Gerenciamento de Resíduos Sólidos

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Medimos os resultados das nossas ações por meio do monitoramento ambiental periódico da fauna, flora e áreas de interesse ambiental, com reportes periódicos aos órgãos ambientais, incluindo ações de melhoria e correção. Aplicação periódica de Cheklist (Lista de Verificação) de meio ambiente nas usinas, com avaliações das ações de gestão ambiental implementadas. Atrelado ao tema Ética e Compliance como regra, o objetivo estratégico “Mapear continuamente riscos e vulnerabilidades socioambientais e garantir sistemas de monitoramento e auditoria seguros” nos auxiliará a ampliar o nosso sistema de monitoramento e avaliação dos temas e iniciativas acima descritos.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Entendemos que uma atuação ética é fundamental para a construção de relações de negócio duradouras e geradoras de valor compartilhado. Por isso, em nossa estratégia de sustentabilidade, nos comprometemos a ter a “Ética e compliance como regra”. Para isso, desenvolvemos dois objetivos estratégicos que nos ajudaram a desenvolver as melhores práticas, visando relações e comportamentos cada vez mais íntegros com todas as nossas partes interessadas.

    Objetivo 1: estabelecer mecanismos robustos e eficientes de compliance, combate à corrupção e segurança de dados.
    Objetivo 2: mapear continuamente riscos e vulnerabilidades socioambientais e garantir sistemas de monitoramento e auditoria seguros. Hoje, o nosso Código de Ética estabelece as diretrizes dos comportamentos aceitos e das nossas práticas anticorrupção.

    A nossa política anticorrupção tem por objetivo complementar as disposições anticorrupção previstas no Código de Ética e estabelecer diretrizes para o relacionamento, interações e interlocuções dos nossos colaboradores e administradores, subsidiárias ou empresas controladas com agentes públicos e terceiros. Ela proíbe toda e qualquer prática de corrupção nos setores público e privado. Não tivemos nenhuma situação ou denúncia recebida em nossos canais durante o ano.
    Além desses, outras Políticas nos auxiliam a combater a corrupção em todos os âmbitos do negócio. São elas:
    Política sobre Brindes Presentes e Hospitalidades: estabelece as diretrizes para a entrega, oferta, promessa e recebimento de Brindes, Presentes, Entretenimento, viagens e outras hospitalidades por parte dos Colaboradores da Companhia. Esta Política deve ser lida e interpretada em conjunto com o Código de Ética da Companhia.
    Política de Contratação de Terceiros: estabelecer as diretrizes de Compliance para qualificação e contratação de potenciais fornecedores, subcontratados, prestadores de serviços e demais Terceiros.
    Política de Conflito de Interesse: estabelecer diretrizes de integridade e complementar às disposições acerca de Conflitos de Interesses contidas no Código de Ética, visando: orientar a identificação e a resolução de situações que possam apresentar Conflitos de Interesses reais ou potenciais por Colaboradores e Terceiros; e assegurar os meios para que os Colaboradores e Terceiros possam declarar em tempo hábil, Conflitos de Interesses reais ou potenciais.
    Política de Doações e Patrocínios: estabelecer os procedimentos e as regras que deverão ser observados na realização de Doações e Patrocínios realizados pela Companhia.
    Política de Canais de Comunicação e Contra Retaliação: visa disponibilizar aos Colaboradores, Terceiros e quaisquer outras partes interessadas da Companhia, canais independentes para recebimento de comunicação e de denúncias de situações que possam estar em desacordo com leis, regulamentos e com o Código de Ética e Políticas de Compliance da empresa.
    Política de Formação de Parcerias e Associações: estabelecer as diretrizes e os procedimentos para avaliação da formação de Parcerias, tais como consórcios, associações, joint-ventures ou parcerias de qualquer natureza, fusões, aquisições, incorporações, cisões e demais reestruturações societárias (“Parceiro” ou “Parceria”) pela Companhia.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Em 2021, realizamos uma ação no Dia Internacional do Combate à Corrupção onde nossos colaboradores participaram de um jogo voltado as nossas políticas, principalmente na questão anticorrupção.

    O nosso Comitê de Ética também nos auxilia na avaliação e na tomada de decisão de todo e qualquer tema referente à corrupção, fraude e comportamento antiético. Ele é responsável por tutelar as matérias de sua competência referentes a todos os funcionários, terceirizados, membros do conselho de administração, membros do conselho consultivo, diretores, executivos, representantes e demais Colaboradores da Ibitu, ainda que sejam eles fornecedores, consultores, agentes ou Terceiros que atuem em nome da Companhia. Os membros do Comitê de Ética comprometem-se a observar as regras, políticas e requerimentos relacionados à privacidade, confidencialidade e segurança de dados e informações utilizados pela Companhia.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Em 2021, nenhuma denúncia relativa à Corrupção foi registrada em nossos canais de denúncia. Atrelado ao tema Ética e Compliance como regra, o objetivo estratégico “Mapear continuamente riscos e vulnerabilidades socioambientais e garantir sistemas de monitoramento e auditoria seguros” nos auxiliará a ampliar o nosso sistema de monitoramento e avaliação dos temas e iniciativas acima descritos.