Awí Superfoods 25 oct - Communication on Progress

Participant
Published
  • 11-Jan-2022
Time period
  • October 2020  –  October 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • Tenho o prazer de confirmar que Awí Superfoods reafirma seu apoio aos Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
    Nesta comunicação do progresso anual, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar tais informações com nossas partes interessadas usando nossos principais canais de comunicação.
    Atenciosamente,
    Derek Brett Gallo
    CEO

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • Como nossas atividades agrícolas e de beneficiamento ficam na Ilha de Marajó, uma região conhecida por ter (i) municípios com as menores taxas de IDH no Brasil, (ii) pouco emprego e (iii) problemas de abuso de mulheres e crianças, as questões de direitos humanos são extremamente relevantes no nosso dia a dia. Entendemos que a pobreza está diretamente vinculada aos abusos dos direitos humanos, e então buscamos fomentar um desenvolvimento sustentável e regenerativa para a região a base de uma bioeconomia da floresta em pé. Além de respeitar os direitos humanos para garantir condições dignas aos nossos colaboradores dentro da Eco-Fazenda Escola, procuramos fortalecer seus direitos na comunidade. Com uma visão holística, nosso objetivo é fortalecer os direitos humanos e a subsistência dos membros da comunidade de forma geral, através da geração de renda, melhorias na segurança na região e fomento da educação e desenvolvimento.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • A partir de 2021 elaboramos uma avaliação usando a metodologia de Avaliação de Riscos e Impactos em Direitos Humanos (HRIA). Em base nisso, criamos um plano de ações para mitigar riscos e melhorar nosso desempenho. Além disso, realizamos anualmente um workshop de cultura de paz e comunicação não violenta para nossos gestores. Estamos elaborando políticas internas de proteção a abusos e assédios, físico, moral, verbal, sexual, psicológico, especialmente contra a mulher e grupos minoritários.
    Desde 2019 temos um convênio com o Instituto Federal do Pará focado em hospedar cursos para ribeirinhos, com a intenção de fortalecer a educação na região. Oferecemos acesso a internet para nossos colaboradores e estamos dialogando com o Governo para elaborar um centro de Telemedicina. Em 2019 hospedamos um workshop de Novembro Azul sobre saúde para os homens. Em alguns casos, fizemos intervenções para ajudar nossos colaboradores a obterem atendimento médico no sistema público e particular.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Avaliamos nosso desempenho na Avaliação HRIA que produz um matriz de riscos por segmento considerando sua probabilidade e severidade.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A favor do respeito aos direitos de trabalho, Awí Superfoods busca ser uma empresa modelo na região do Marajó, avaliando cinco fatores: (i) condições de trabalho; (ii) direito de participar em convenções coletivas; (iii) trabalho forçado / escravo; (iv) trabalho infantil; e (v) segurança no trabalho. Buscamos manter um ambiente de diálogo aberto com os colaboradores, dando espaço para eles compartilharem suas principais preocupações ou assuntos que impactam a qualidade de vida no trabalho.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • Buscamos uma melhoria contínua das condições de trabalho em base de um plano de investimento anual. Isso inclui seleção dos EPIs, melhorias na infraestrutura da Eco-Fazenda Escola e em 2021 a contratação de uma consultoria para implementar o Programa de Gestão de Segurança e Saúde no Meio Ambiente do Trabalhador Rural. Em 2021 foram realizados 3 treinamentos sobre Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros e Uso Adequado de EPI. Adicionalmente, seguimos os protocolos da OMS de higiene e prevenção ao COVID19.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Avaliamos nosso desempenho na Avaliação HRIA que produz um matriz de riscos por segmento considerando sua probabilidade e severidade. Em base disso elaboramos um plano para mitigar estes riscos para o ano seguinte, olhando as métricas chaves.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • No contexto de estarmos localizados em Breves, uma região conhecida pelo histórico de boom-colapso da indústria da madeira, a questão ambiental de valorizar a floresta em pé é um pilar principal da Awí. Como empresa que almeja ter impacto positiva / regenerativa, buscamos solucionar problemas ambientais, como o aproveitamento de resíduos e a utilização de energia renovável. Nossas atividades agroflorestais são 100% orgânicos, promovendo um modelo de agricultura que regenera a terra, melhorando o solo e sequestrando mais carbono.
    Em janeiro de 2022 vamos oferecer um treinamento sobre os ODS para nossa equipe e diversos parceiros dos nossos projetos e iniciativas comerciais. Vamos estabelecer reuniões periódicas com cooperativas para o cumprimento dos critérios de integração vertical orientados pela FAO e que inclui considerações ambientais.
    Nossas metas ambientais incluem:
    Reduzir o consumo mensal de combustível fóssil na Eco-Fazenda Escola por pelo menos 50% até o final de 2023 e 80% em 2024.
    Eliminar 100% do plástico da embalagem de sorbets em 2024.
    Utilizar energia renovável para pelo menos 80% do consumo de energia da fábrica de polpas em 2023.
    Até 2025 fomentar cadeias produtivas para pelo menos 8 produtos da Amazônia que atualmente são muito pouco aproveitados.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • Em 2021, migramos nossa embalagem dos sorbets para potes a base de papel, reduzindo mais de 92% do plástico utilizado.
    Na Eco Fazenda Escola Patú Anú, contamos com sistemas de geração de energia renovável. Nosso biodigestor transforma dejetos das aves e o efluente da mandioca em biogás para uso na cozinha e geração de energia, além de aproveitarmos o biofertilizante como adubo. Contamos também com placas solares para geração de energia na fazenda.
    Promovemos capacitações em agrofloresta, manejo e restauração florestal, com um viveiro com aproximadamente 40.000 mudas de frutíferas e árvores nativas e já
    8 hectares de agrofloresta plantada, valorizando a restauração de capoeiras da floresta Amazônica.
    Além de treinar nossa própria equipe em boas práticas de agrofloresta e princípios de uso sustentável do solo, já recebemos como estagiários na eco-fazenda escola mais de 25 alunos do IFPA e 15 do Tiro de Guerra e em Nov. de 2021 hospedamos um curso de manejo florestal para 40 mulheres escalpeladas. Temos o viveiro matriz e sede das capacitações do Programa Marajó Socioambiental 2030 realizado em parceria com o IEB com apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. Em parceria com a Caixa, lançamos o projeto de preservação ambiental na Ilha de Marajó, que prevê o plantio de 500 mil mudas de árvores, além de um programa de capacitação para o desenvolvimento das atividades profissionais, fortalecimento de organizações comunitárias e engajamento da sociedade, apontando práticas produtivas sustentáveis, acesso a mercado e implementação de programas de políticas públicas com foco na sustentabilidade do território marajoara. O programa contemplará seis municípios no Arquipélago do Marajó: Breves, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Melgaço e Portel. Serão beneficiados diretamente 9,2 mil cidadãos do estado do Pará.
    Na EcoFazenda Escola acontece o Projeto Super SAFs Inovadores 2021-2025 com novas cultivares de frutíferas e palmeiras nativas para o Marajó, uma parceria de Inovação Aberta entre EMBRAPA e Awí Superfoods. O plano de trabalho do projeto tem duração de 48 meses e prevê entregar uma cultivar de pupunheira, quatro clonais de camucamuzeiro e uma de bacabi. Além disso, o projeto objetiva a introdução das novas cultivares e a capacitação de agentes multiplicadores com produção final da polpa de bacabi.
    Awí estabeleceu diversas parcerias institucionais e uma abordagem colaborativa com ONGs, universidades e entidades governamentais para fortalecer comunidades ribeirinhas marajoara, promover arranjos produtivos locais e a valorização da sociobiodiversidade Amazônica.
    Seguimos procedimentos de prevenção para evitar acidentes que afetam o meio ambiente e a saúde humana.
    Nossa equipe minimiza o uso e se responsabiliza pelo manuseio e armazenamento seguro de produtos químicos e outras substâncias perigosas.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • Na Avaliação HRIA anual, incluímos uma análise de riscos ambientais e tomamos medidas para endereçar. Além disso, avaliamos nossas métricas ambientais.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Para uma empresa de impacto socioambiental, a questão anticorrupção é central à coerência da empresa, em particular em um país como Brasil que teve um score de apenas 38 no Corruption Perceptions Index e ainda mais em uma região com uma reputação de ter altos níveis de corrupção. Awí Superfoods tem uma política de anticorrupção clara de não tolerar atos de corrupção em nossos negócios e de se posicionar no mercado de uma forma que estas situações nem surjam.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • Nas relações da Awí com fornecedores, parceiros e instituições governamentais: os nossos gestores são instruídos para proativamente avisar sobre a nossa política anticorrupção e reportar qualquer tentativa de corrupção a direção executiva. Além disso, estamos atualizando os nossos contratos com parceiros de negócios e prestadores de serviço para incluir uma cláusula sobre comportamento ético.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Em paralelo a avaliação HRIA anual, elaboramos uma avaliação de matriz de riscos e vulnerabilidades ligados a este tema. Quaisquer solicitações de corrupção são analisadas para ver como poderiam ter sido evitadas.