Communication on Progress - NetWord 2021

Participant
Published
  • 07-Jun-2021
Time period
  • June 2020  –  June 2021
Format
  • Stand alone document – Basic COP Template
Differentiation Level
  • This COP qualifies for the Global Compact Active level
Self-assessment
  • Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
  • Description of actions or relevant policies related to Human Rights
  • Description of actions or relevant policies related to Labour
  • Description of actions or relevant policies related to Environment
  • Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
  • Includes a measurement of outcomes
 
  • Statement of continued support by the Chief Executive Officer
  • Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.

  • 01 de Junho de 2021

    Para nossas partes interessadas:

    Tenho o prazer de confirmar que a Netword Consultoria e Tecnologia LTDA. reafirma seu apoio aos Dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
    Nessa Comunicação do progresso anual, descrevemos nossas ações para melhorar continuamente a integração do Pacto Global e seus princípios em nossa estratégia de negócios, cultura e operações diárias. Também nos comprometemos a compartilhar tais informações com nossas partes interessadas usando nossos principais canais de comunicação.

    Atenciosamente,

    Marcos Alexandre Fernandes Ferronato
    CEO

Human Rights
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.

  • A Netword Consultoria e Tecnologia Ltda adota como critério fundamental para admissão, avaliação e promoção, o atendimento aos requisitos básicos de cada função, não se estabelecendo discriminações além de estar comprometida com um ambiente de trabalho inclusivo que adote e promova a diversidade e a igualdade de oportunidades. Estimula o compartilhamento de ideias, trabalho e valores e acredita que a diversidade de ideias de seus funcionários é um elemento que a fortalece. Desta forma, entende que se trata de um incentivo e oferece oportunidades internas para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional de ideias para melhorar as atividades da empresa. A Netword Consultoria e Tecnologia Ltda compartilha as responsabilidades, cabendo, a cada um, o engajamento necessário ao melhor desempenho de suas funções e ao sucesso dos negócios. A empresa trata todos os stakeholders - desde colaboradores a fornecedores - com dignidade e respeito como individuo e, sendo assim, não toleramos atos ilegais de discriminação. Nosso Código de Ética e Conduta articula e expõe nossas expectativas e políticas.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.

  • Para garantir que os funcionários trabalhem em instalações seguras, adequadas e higiênicas, o escritório passou por uma reestruturação para que os setores fossem divididos e as atividades pudessem ser realizadas com segurança, espaço e todas as bancadas e ferramentas necessárias. O escritório está localizado dentro de uma incubadora municipal, porém dispõe de dois banheiros exclusivos aos funcionários para que não precisem compartilhar o uso dos mesmos com pessoas externas à empresa. A empresa conta com sistema de monitoramento de segurança 24 horas a fim de aumentar a segurança e integridade de todos os envolvidos nas dependências da empresa.
    A empresa realiza feedbacks a cada 3 meses com os funcionários, abrindo espaço para que os colaboradores possam dar seus feedbacks sobre processos, estrutura, gestores e demais colaboradores da empresa. São realizadas reuniões semanais com todo o corpo de funcionários para abordar temas relacionados à cultura, missão e valores da empresa, onde o objetivo é trabalhar com todos os envolvidos o entendimento dos objetivos não só da empresa, como também do Pacto Global e da Agenda 2030. Nestas reuniões apresentamos temas diversos, para que todos estejam alinhados e cientes do posicionamento que a empresa tem e que espera que os funcionários tenham também. Os temas estão relacionados a tipos de assédio, preconceito, igualdade de gênero, inclusão, sustentabilidade, anticorrupção e etc.
    O Código de Ética e Conduta da empresa é compartilhado com todos os colaboradores na semana de imersão ao entrarem na empresa, para que declarem conhecer, concordar e aderir aos compromissos expressos no mesmo.
    Para o próximo ano nosso objetivo é estruturar um setor completo de RH que possa dar todo o suporte do inicio ao fim da jornada do funcionário passando por todas as suas competências, hoje esse serviço é realizado por uma única pessoa. Com a previsão de crescimento da equipe, sabemos da importância de estruturar este setor o quanto antes.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Com os feedbacks dos funcionários em relação à diretoria e aos próprios colaboradores, foi possível identificar lacunas de suporte da empresa para com os mesmos. Após estes feedbacks foi possível corrigir os problemas levantados em conjunto com as partes envolvidas.Em relação às reuniões semanais, com o passar do tempo foi observada uma participação maior de alguns funcionários, dessa forma começamos a trabalhar com a participação destes apresentando temas nas reuniões e sendo os responsáveis por elas também a fim de engajar mais os funcionários e trazer eles mais para perto da cultura da empresa.
    Após a reestruturação do escritório as atividades passaram a ser realizadas corretamente e de maneira mais segura, com todas as ferramentas e sem acidentes. No período coberto por este Relatório de Comunicação de Progresso - 2020/2021 -, não foi registrado nenhum caso de violação de direitos humanos na empresa.

Labour
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.

  • A Netword Consultoria e Tecnologia Ltda está comprometida em defender a liberdade de associação, eliminar o trabalho forçado e compulsório, abolir o trabalho infantil e eliminar a discriminação. Somos uma organização pequena para sermos sindicalizados, no entanto, seguimos com nossas ações baseadas no sindicato do comércio do nosso município e ademais, dentro da missão temos como expectativa que nossos participantes se pronunciem como parte de uma comunidade colaborativa. Nossa equipe é multidisciplinar, temos profissionais da área da tecnologia formados em Ciência da Computação, administradores com formação em Administração e agronomia com formação em Técnico Agrícola e Engenharia Agronômica. Apoiamos a diversidade no ambiente de trabalho e no mundo, repudiamos qualquer forma de discriminação e acreditamos que a individualidade de cada ser humano deve ser respeitada e acolhida.

  • Implementation
  • Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.

  • A empresa combate o trabalho forçado ou compulsório, assegurando-se de que nenhuma das pessoas com as quais a empresa mantém relações comerciais tenha sido, ou seja, acusada de qualquer forma de trabalho forçado ou compulsório. A empresa conta com participantes de diferentes etnias, gêneros, religiões, faixas etárias e orientações sexuais e não há espaço para qualquer forma de discriminação. Todos os colaboradores ao ingressarem na empresa assinaram o Termo de Compromisso formal anexado ao Código de Conduta e Ética, declarando ciência, concordância e adesão ao documento repudiando o trabalho forçado ou infantil.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates performance.

  • Ao seguir a legislação trabalhista vigente e as práticas do sindicato do comércio do município, ainda que não seja sindicalizada, a empresa torna-se apta a proporcionar um ambiente de trabalho onde a diversidade e o respeito à individualidade estão presentes e com alta importância. Dessa forma nunca foi registrada nenhuma discriminação dentro da empresa.
    Dentro do quadro societário da empresa, 50% dos sócios são mulheres, indicador que está presente nas metas da empresa quanto ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 05 que é de igualar o número de funcionárias que se identificam com o gênero feminino ao número de funcionários que se identificam com o gênero masculino.

Environment
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.

  • A Netword Consultoria e Tecnologia Ltda está sempre pensando na preservação do meio ambiente. Como prova disso, nossa solução possui alto impacto ambiental uma vez que a partir do monitoramento de solos e lavouras, geramos mapas georreferenciados que permitem a aplicação de defensivos, somente onde é necessário, gerando uma redução média de 40% no custo e utilização de defensivos, diminuindo então os riscos de contaminação do meio ambiente.
    A Netword Consultoria e Tecnologia Ltda promove o cumprimento da legislação pertinente, o uso racional dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a reciclagem e a redução de resíduos gerados nos processos produtivos. Diminuindo os impactos ambientais e sociais. A Netword Consultoria e Tecnologia Ltda preocupa-se com a responsabilidade social e a sustentabilidade, disponibilizando periodicamente, cursos de capacitação para à comunidade.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.

  • A empresa busca sempre estar inserida em programas de sustentabilidade, que gerem reconhecimento e que viabilizem e credibilizem as ações sustentáveis incorporadas pela empresa, tais como eventos, desafios, workshops e treinamentos.
    Dentro do escritório adotamos práticas que são simples mas geram um resultado significativo no médio e longo prazo, como: uso de canecas e copos individuais ao invés de copos descartáveis, reaproveitamento de papéis de impressão para blocos de anotação ou para impressões internas, reutilização de garrafas plásticas para refrigeração de água para os colaboradores levarem para os trabalho de campo e etc.
    Como dito anteriormente, a solução desenvolvida pela NetWord Consultoria e Tecnologia LTDA, o NetWord Agro, gera uma redução de até 40% no uso de defensivo agrícolas sendo lançados ao solo, além de reduzir o uso de água, diesel e das máquinas no campo.
    Utilizamos também lâmpadas fluorescentes compactas em todo o escritório, por serem mais econômicas, menos impactantes ao meio ambiente e ao mesmo tempo mais duráveis, temos uma máquina local para processamento de testes e validações internas e migramos o restante de nossas aplicações e máquinas de processamento web para serem hospedadas remotamente (cloud), eliminando gastos com servidores e nobreaks resultando em economia de eletricidade;

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.

  • A NetWord Consultoria e Tecnologia LTDA. já recebeu prêmios vinculados a suas ações de sustentabilidade como: SDG TechAwards (Startup Destaque), Inovativa de Impacto (Startup Destaque) e a sócia Ana Carolina Clivatti Ferronato recebeu em nome da empresa o título de SDG Super Heroes pela Sustainary, uma plataforma de parceria global sem fins lucrativos para melhorar o conhecimento e o acesso à tecnologia sustentável para compartilhar ideias e fomentar a inovação empresarial da Dinamarca.
    Com a solução desenvolvida pela empresa, já atingimos nos 50 mil hectares monitorados até hoje, 6 toneladas a menos de defensivos, 1.2 milhão de litros de água a menos, 360 mil horas-máquina a menos e 4,3 milhões de litros de diesel a menos.

Anti-Corruption
  • Assessment, policy and goals
  • Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.

  • Nas relações da empresa com seus clientes deve prevalecer a ética, por meio de uma comunicação clara, honesta e transparente. Há, ainda, um compromisso de
    todo funcionário melhorar continuamente a sua forma de trabalho ou de atendimento ao cliente. As negociações devem atender aos requisitos de segurança, qualidade
    e rentabilidade e cabe à Netword Consultoria e Tecnologia Ltda oferecer eficácia e confiança aos seus clientes, atendimento aos prazos pré-estabelecidos. A empresa incentiva o respeito integral a todas as normas e leis que regem o Brasil e o setor do agronegócio, embasados em relações de respeito e solicitude.
    A Netword Consultoria e Tecnologia Ltda possui como valor a ser seguido por todo o corpo de colaboradores a honestidade e integridade, e adota uma política de tolerância zero com corrupção, suborno e extorsão. Esse valor vem descrito no Código de Conduta e Ética da empresa e explica os princípios que abrangem a conduta apropriada e o padrão mínimo de comportamento esperado dos envolvidos.

  • Implementation
  • Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.

  • A Netword Consultoria e Tecnologia Ltda realiza todos os registros contábeis de forma precisa, completa e verdadeira, obedecendo as normas legais, fiscais e os princípios da empresa. É vedado a participantes, fornecedores e prestadores de serviços ou a quaisquer pessoas em nome da empresa fazer, oferecer ou receber pagamentos ou vantagens a terceiros de forma direta ou indireta, com o fim de obter vantagem ilegítima ou induzir que instruções ou normas sejam promulgadas, revogadas ou violadas. A empresa respeita estritamente os direitos de propriedade industrial e intelectual, bem como os direitos autorais. O mesmo procedimento é exigido de fornecedores e prestadores de serviços nos negócios realizados com a empresa.

  • Measurement of outcomes
  • Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.

  • Adotando as medidas descritas acima, a empresa nunca recebeu investigações, processos judiciais, determinações, multas e outros eventos relevantes relacionados à corrupção, suborno, extorsão ou propina.