Communication on Progress
- Participant
- Published
-
- 22-Nov-2017
- Time period
-
- November 2016 – November 2017
- Format
-
- Stand alone document – Basic COP Template
- Differentiation Level
-
- This COP qualifies for the Global Compact Active level
- Self-assessment
-
- Includes a CEO statement of continued support for the UN Global Compact and its ten principles
- Description of actions or relevant policies related to Human Rights
- Description of actions or relevant policies related to Labour
- Description of actions or relevant policies related to Environment
- Description of actions or relevant policies related to Anti-Corruption
- Includes a measurement of outcomes
- Statement of continued support by the Chief Executive Officer
-
Statement of the company's chief executive (CEO or equivalent) expressing continued support for the Global Compact and renewing the company's ongoing commitment to the initiative and its principles.
-
A Emflora Serviços e Empreendimentos Florestais Ltda é signatária do Pacto Global das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável há seis anos. Demonstrando assim o empenho da empresa em ser parte ativa nas diversas ações que se darão como efeitos dos princípios do Pacto Global.
A Emflora tem trabalhado junto as suas partes interessadas na efetiva implementação e consolidação dos princípios do Pacto, promovendo melhorias contínuas nos mais distintos âmbitos da empresa, tais como: implantação Política de Recursos Humanos, disseminação de práticas de igualdade, adoção de Políticas contra o Trabalho Infantil, Políticas Anticorrupção e Compliance; revisão da Política de Saúde e Segurança Ocupacional, Política de Meio Ambiente e revisão da Política de Qualidade. Criação do Comitê Interno de Ética e Sustentabilidade da organização e implementação de mais um canal de contato direto dos stakeholders com a EMFLORA que é a ouvidoria da empresa. Já se pode observar mudanças que corroboram a certeza da importância do Pacto Global junto ao processo organizacional. Sendo possível desenvolver um trabalho pautado nas melhores práticas organizacionais e alinhados com a Missão, a Visão e os Valores da organização.
Dessa forma, através desta Comunicação de Progresso (COP), a Emflora vem reafirmar seu apoio à difusão dos Princípios do Pacto Global junto a seus stakeholders. Trata-se de um empenho por parte da empresa, cujas iniciativas e resultados nas áreas de direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção são divulgados a partir da publicação desta Comunicação de Progresso.
O apoio ao Pacto Global e a prática de valores fundamentais será mentido pela organização, no intuito de disseminá-los junto as práticas laborais diárias, promovendo o crescimento sustentável e difundindo a cidadania. Reafirmamos, dessa forma, a preocupação e o compromisso da EMFLORA com os temas abordados no Pacto, em sua difusão e com a transparência com todos os seus stakeholders.Cordialmente,
Antenor José Monteiro dos Santos
Diretor
- Human Rights
- Assessment, policy and goals
-
Description of the relevance of human rights for the company (i.e. human rights risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on Human Rights.
-
A EMFLORA que inicialmente teve como base desde o início de suas atividades a prestação de serviços em Silvicultura e ao longo dos anos desenvolveu habilidades técnicas em outras áreas de serviços. E assim desde sua fundação, em outubro de 1991, o recurso humano é o alicerce da organização para execução das atividades contratadas junto aos clientes da empresa. Os aspectos intrínsecos dos Direitos Humanos e seus desdobramentos em suas atividades e nos processos que alimentam o dia a dia da empresa é possível obter os resultados planejados por seus acionistas. As entradas destes processos e as saídas são separadas por pessoas que executam suas atividades e fortalecem a imagem e relação da empresa com suas partes interessadas, sendo estas, os próprios colaboradores, os clientes, os acionistas, as escolas, os provedores externos, a sociedade, os sindicatos, o governo e as organizações de auditoria/certificação. O planejamento e os objetivos nos direitos humanos da EMFLORA é explicitado na Política de Recursos Humanos da empresa por meio de sua declaração que segue abaixo:
DECLARAÇÃO DA POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS DA EMFLORA
A Política de Recursos Humanos da EMFLORA tem por objetivo proporcionar um ambiente de trabalho equilibrado e favorável, onde os colaboradores sintam prazer em trabalhar e consigam desempenhar bem e de forma segura as suas funções.
Levando em consideração seus valores, a empresa tem a missão de desenvolver suas atividades com comprometimento junto aos seus clientes e agindo de acordo com as legislações nacionais e internacionais aplicáveis tendo como base práticas de relações trabalhistas dignas. Onde zelamos pelo cumprimento integral das normas e regulamentos aplicáveis, sejam de origem legal, trabalhista, administrativa ou coletiva, inclusive na contratação de terceiros. A Emflora adota em suas atividades medidas de prevenção a práticas coercitivas para obtenção de vantagens, abuso de poder, tratamento desumano, possuindo mecanismo formal para denúncias e reclamações, o canal de comunicação, a ouvidoria. A empresa adota em suas atividades medidas de prevenção formal de qualquer forma de discriminação, assim como incentivo a inclusão.A EMFLORA possui sólida atuação social através do projeto EMFLORA EM AÇÃO, pois respeito e valorização dos direitos humanos é valor para nossa empresa.
O Capital Humano é nosso grande patrimônio e investimos no desenvolvimento deles com empenho, os treinamentos oferecidos, que eles possam se desenvolver de forma integral, sendo nos âmbitos profissional e pessoal. A EMFLORA oferece treinamento adequado em todas as áreas, proporcionando, sempre que possível, o aproveitamento interno no preenchimento das vagas e oferecendo salários e benefícios compatíveis com as práticas do mercado de sua área de atuação.
Os colaboradores são orientados para entendimento e atendimento ao contrato de trabalho, sendo que em casos de descumprimento do mesmo ou dos demais requisitos legais aplicáveis são emitidas práticas disciplinares.
A empresa zela pelo trabalho digno, abolindo de suas práticas o trabalho infantil e adotando medidas de combate à exploração sexual de crianças.
A EMFLORA considera seu papel na sociedade, assim como descrito na Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento e na Declaração de Genebra; e entendemos que as parcerias e colaborações com as partes interessadas são essenciais, uma vez que os dilemas, os desafios e as oportunidades, tanto a nível global como local, possuem alta complexidade para que um único ator os solucione sem os devidos apoios. Deste modo, trabalhamos continuamente na busca de parcerias que possam impulsionar as atividades da nossa organização em prol da transformação social das comunidades no entorno dos projetos aos quais prestamos nossos serviços.
Entendendo que os Estados (governos) devem assegurar igualdade de oportunidade para todos no acesso a recursos básicos, tais como: educação; serviços de saúde e habitação, e conforme descrito na Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento, procuramos mediar com o Poder Público no que diz respeito à implantação de mecanismos que contribuam para a melhoria de todos os aspectos relacionados à habitação, higiene, prevenção e tratamento de doenças e à criação de condições que assegurem a todos a assistência médica preventiva e em caso de enfermidade. Desdobrando-se para dentro do negócio a empresa mantém o programa EMFLORA em Ação junto as comunidades da vizinhança das áreas cujos seus serviços são prestados.
Tomado, ainda, como base os preceitos descritos no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais; na Declaração Universal dos Direitos do Homem; na Declaração de Genebra; na Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento; na Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; na Declaração e Programa de Ação de Viena; na Carta da Terra e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em especial, os princípios 6, 7 e 8, a empresa procura orientar e apoiar as ações no sentido de respeitar e cumprir as prerrogativas relacionadas aos Princípios de Direitos Humanos proclamados internacionalmente, ao mesmo tempo em que procura se certificar para não ser cúmplice de abusos dos referidos direitos.
A EMFLORA assumiu publicamente o apoio aos direitos humanos por meio da adesão ao Pacto Global das Nações Unidas a partir de novembro de 2011. Por fim, a empresa é signatária da Carta “Contribuição Empresarial para a promoção da Economia Verde e Inclusiva” e difunde em todas as suas esferas as diretrizes e desdobramentos firmados na mesma.
- Implementation
-
Description of concrete actions to implement Human Rights policies, address Human Rights risks and respond to Human Rights violations.
-
Os cuidados com os Direitos Humanos são vividos no dia a dia da organização, que promove, divulga e incentiva desde diálogos diários a campanhas como: Outubro Rosa, Novembro Azul, Campanha de Prevenção ao Tabagismo, Campanha de Segurança no Trânsito, Agenda do Dia Internacional da Mulher, Programa de Saúde da Mulher, Programa de Saúde do Homem, Programa EMFLORA Em Ação, Programa RH no Campo, Criação e acompanhamento do Código de Ética e Conduta.
Os programas listados podem ser obtidos pelo acesso ao sitio da EMFLORA no www.emflora.com.br, na aba de notícias ou por meio do acesso a rede social facebook pelo link https://www.facebook.com/emfloraempreendimentos/. Caso sejam necessários maiores detalhes entre em contato por meio do fale conosco (www.emflora.com.br na aba “contato”) no qual podem solicitar um programa específico que ficaremos muito satisfeitos em compartilhar.
Quanto aos programas “RH no Campo”, realizaremos um pequeno release que segue: O “EMFLORA em Ação” é um programa de desenvolvimento das comunidades vizinhas às áreas de atuação da empresa em que por meio de um projeto socioambiental trabalham-se temáticas éticas, direitos humanos, acesso aos recursos naturais e polêmicas psicológicas junto aos satakeholders da empresa. Os temas são desenvolvidos em conjunto com as lideranças locais da comunidade, governo, empresa ou ONG, que recebem o projeto.
- Measurement of outcomes
-
Description of how the company monitors and evaluates performance.
-
Os resultados das campanhas listadas anteriormente, como Outubro Rosa, Novembro Azul, EMFLORA em Ação, entre outras, são qualitativos e visam, principalmente, criar uma atmosfera sustentável com foco nas pessoas e firmar as ações de comprometimento da Organização com os Direitos Humanos.
O Programa EMFLORA em Ação tem como meta a realização de, pelo menos, uma ação por área de atuação da empresa a partir de janeiro de 2017. No ano de 2017 os serviços foram e estão sendo prestados nos estados do Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais São Paulo. Até o mês de novembro de 2017 já houveram ações em três dos cinco estados cuja empresa atua. E há programação para que a totalidade das áreas sejam contempladas até o final do ano de 2017. Atendendo assim a meta estipulada para o presente ano em ações socioambientais que busquem implementar/disseminar os Direitor Humanos junto as sociedades de atuação da EMFLORA.
A avaliação do resultado têm sido realizada de modo qualitivo junto as partes envolvidas. Há uma programação para que no ano de 2018 uma pesquisa de satisfação junto as lideranças envolvidas em cada ação seja realizada para compor um banco de dados sobre os pontos fortes e os pontos de atenção na execução do projeto. Fortalecendo as melhores práticas, desenvolvendo as razoáveis e promovendo a melhoria continua junto as ações de Direitos Humanos da organização junto aos Stakeholders da EMFLORA.
- Labour
- Assessment, policy and goals
-
Description of the relevance of labour rights for the company (i.e. labour rights-related risks and opportunities). Description of written policies, public commitments and company goals on labour rights.
-
A EMFLORA possui a relação de trabalho como base para prestação de seus serviços com qualidade, satisfação dos seus satakeholders e manutenção de suas atividades. A base legal é formada pelos princípios da Consolidação das Leis do Trabalho, norteados pela Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho. A Política de Recursos Humanos e a Política de Segurança e Saúde do Trabalho norteiam ações nas realações junto aos stakeholders, principalmente os acionistas e os colaboradores. Abaixo as políticas em questão:
DECLARAÇÃO DA POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS
A Política de Recursos Humanos da EMFLORA tem por objetivo proporcionar um ambiente de trabalho equilibrado e favorável, onde os colaboradores sintam prazer em trabalhar e consigam desempenhar bem e de forma segura as suas funções.
Levando em consideração seus valores, a empresa tem a missão de desenvolver suas atividades com comprometimento junto aos seus clientes e agindo de acordo com as legislações nacionais e internacionais aplicáveis tendo como base práticas de relações trabalhistas dignas. Onde zelamos pelo cumprimento integral das normas e regulamentos aplicáveis, sejam de origem legal, trabalhista, administrativa ou coletiva, inclusive na contratação de terceiros. A Emflora adota em suas atividades medidas de prevenção a práticas coercitivas para obtenção de vantagens, abuso de poder, tratamento desumano, possuindo mecanismo formal para denúncias e reclamações, o canal de comunicação, a ouvidoria. A empresa adota em suas atividades medidas de prevenção formal de qualquer forma de discriminação, assim como incentivo a inclusão.
A EMFLORA possui sólida atuação social através do projeto EMFLORA EM AÇÃO, pois respeito e valorização dos direitos humanos é valor para nossa empresa.
O Capital Humano é nosso grande patrimônio e investimos no desenvolvimento deles com empenho, os treinamentos oferecidos, que eles possam se desenvolver de forma integral, sendo nos âmbitos profissional e pessoal. A EMFLORA oferece treinamento adequado em todas as áreas, proporcionando, sempre que possível, o aproveitamento interno no preenchimento das vagas e oferecendo salários e benefícios compatíveis com as práticas do mercado de sua área de atuação.
Os colaboradores são orientados para entendimento e atendimento ao contrato de trabalho, sendo que em casos de descumprimento do mesmo ou dos demais requisitos legais aplicáveis são emitidas práticas disciplinares.
A empresa zela pelo trabalho digno, abolindo de suas práticas o trabalho infantil e adotando medidas de combate à exploração sexual de crianças.POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
A EMFLORA empresa que desenvolve Gestão Florestal e Tecnologia Aplicada na Silvicultura nos aspectos de Florestamento, Reflorestamento e Manutenção Florestal orientada por princípios Éticos e Profissionais assume os seguintes compromissos:
Atender aos requisitos legais aplicáveis a Segurança e a Saúde do Trabalho;
Proporcionar e manter condições seguras no ambiente de trabalho garantindo a integridade da saúde dos colaboradores da organização firmando o compromisso da EMFLORA com a prevenção de lesões e doenças ocupacionais;
Integrar os processos organizacionais, tendo a Segurança e Saúde Ocupacional como um valor na gestão da corporação;
Expressar continuamente aos colaboradores que a cooperação de todos é fundamental para que os elementos desta Política sejam aplicáveis ao dia-a-dia da EMFLORA objetivando a melhoria contínua.A declaração da Política de Recursos Humanos emite os preceitos que são amplamente discorridos ao longo do desdobramento desta política de forma que os requisitos aplicáveis possam ser atendidos e que as melhores práticas em gestão de pessoas possam ser adotadas pela EMFLORA.
De acordo com o código de ética e conduta, para a Emflora, cada colaborador é precioso. Por isso, todo funcionário da Empresa deve ter os seus direitos humanos básicos respeitados e não ser forçado a sofrer física e mentalmente pelo seu trabalho, seja de que modo for. Pelo contrário, o colaborador deve ser protegido em sua segurança física, mantendo sempre sua condição laborativa no melhor patamar possível e sendo estimulado e motivado para que dentro de condições adequadas possa se desenvolver e crescer na empresa. Nenhum colaborador deve ser discriminado com base na idade, sexo, orientação sexual, raça, classe social, nacionalidade, religião, deficiência, associação a sindicato, opinião política, origem étnica ou quaisquer outras formas de diversidade, pois nossas relações são fundamentadas no princípio da igualdade e da valorização da diversidade. Todos os colaboradores devem conhecer os termos e condições essenciais do seu emprego. A Emflora não admite nenhum tipo de assédio moral ou sexual que englobe qualquer conduta que afete negativamente o desempenho do trabalho, que denigra a dignidade de qualquer pessoa ou gere ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo. De acordo o Código de Ética e Conduta, é um dever respeitar a confidencialidade dos clientes, concorrentes e provedores externos. O uso de informações confidenciais é proibido, sejam profissionais, sejam pessoais, da Emflora ou de terceiros em benefício próprio.
Os valores da Emflora são: Ética e Transparência em nossas ações; Solidez pela busca do crescimento sustentável e geração de valor; Qualidade dos serviços; Respeito à vida: as pessoas são mais importantes que os resultados e bens materiais; prezamos pela segurança e integridade das pessoas e nossa opção sempre é pela vida; Responsabilidades econômico-social e ambiental: reconhecemos este dever e agimos para que tais dimensões estejam em equilíbrio.
No dia a dia, a empresa disponibiliza o Código de Ética e Conduta e demais documentos trabalhistas e previdenciários como forma de atender aos critérios acima descritos.
A EMFLORA se compromete a respeitar, promover e tornar realidade, de boa fé e de conformidade com a Constituição, os princípios relativos aos Direitos Fundamentais no Trabalho, respeitando a liberdade sindical e o reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva. Também assume o compromisso de eliminar todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório, a abolição efetiva do trabalho infantil e a eliminação da discriminação e assédio físico ou verbal baseados em raça, sexo, cor, nacionalidade ou origem social, religião, idade, deficiência, orientação sexual, opinião política ou qualquer outro status protegido pela lei aplicável, em matéria de emprego e ocupação.
A empresa respeita o direito dos colaboradores formarem, unirem-se ou não a um sindicato, sem temer retaliação, intimidação ou assédio. A atuação junto a diferentes clientes em díspares regiões é embasada com acordos sindicais específicos à região na qual a empresa está inserida e sempre o Acordo ou a Convenção Coletiva elaborados entre a empresa, trabalhadores e sindicato são seguidos na íntegra como forma de garantir o atendimento a questões básicas de trabalho, levando em consideração necessidades específicas do local no qual o colaborador está lotado.
As diretrizes e compromissos de trabalho vão ao encontro das ações de Saúde e Segurança Ocupacional da EMFLORA. Desta forma a empresa disponibiliza aos seus contratos o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, Programa de Controle e Saúde Médico Ocupacional – PCMSO, Programa de Conservação Auditiva – PCA, Programa de Proteção Respiratória – PPR, Laudo Ergonômico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT, Mapeamento de Riscos, Ordens de Serviço, Fichas de Equipamentos de Proteção Individual, treinamentos para disseminar a prevenção e declarar os referidos programas, constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural – CIPATR ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, promove anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural – SIPATR ou Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT, Programa Amigos, Programa Blitz Legal de Segurança. Reconhecimento das equipes destaque em Saúde e Segurança por meio da emissão do Selo de Segurança. Programa Motivacional, Programa Amigos, Programa Padrinho, Programa Apito são realizadas para assegurar o atendimento às leis trabalhistas e previdenciárias, além das melhores práticas internacionais, no que se refere a garantir os devidos direitos trabalhistas aos colaboradores da empresa. E, também, focar em um trabalho feito junto com os colaboradores e não somente para os trabalhadores. Objetivado, assim, desenvolver o comportamento Seguro junto aos seus processos produtivos.
O recrutamento e seleção visa compor as possíveis novas vagas que sejam disponibilizadas pela organização, cumprindo os dispositivos das leis e regulamentos aplicáveis quanto à idade mínima para admissão de empregados, estagiários e menores-aprendizes. Todo o processo é acompanhado pelo Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e o foco no desenvolvimento de ações pautadas para os colaboradores são trabalhados no dia a dia deste departamento corporativo em todas as áreas em que a empresa atua junto com seus clientes, provedores externos, sociedades e demais partes interessadas. A busca por desenvolvimento dos colaboradores que já fazem parte da empresa, a prospecção de novos colaboradores que somem à cultura organizacional e o desenvolvimento sustentável são os objetivos desdobrados nas metas diárias através das ações descritas ao longo deste item.
A EMFLORA ainda possui a Política de Qualidade que prima no esmero do serviço ofertado pela organização aos seus clientes. A mesma reforça o atendimento as legislações, incluindo a trabalhista, e pode ser observada na sequência:
POLÍTICA DE QUALIDADEA EMFLORA empresa que desenvolve Gestão Florestal e Tecnologia Aplicada na Silvicultura nos aspectos de Florestamento, Reflorestamento e Manutenção Florestal orientada por princípios Éticos e Profissionais assume os seguintes compromissos:
Trabalhar em harmonia com as partes interessadas, adquirindo produtos e fornecendo serviços que atendam as necessidades e expectativas dos Clientes.
Satisfazer aos requisitos aplicáveis ao Negócio.
Planejar e antecipar ações que venham ao encontro dos requisitos declarados das partes interessadas.
Desenvolver o gerenciamento e desenvolvimento dos colaboradores através de treinamentos, aprimorando suas competências e experiências.
Expressar continuamente aos colaboradores que a cooperação de todos é fundamental para que os elementos desta Política sejam aplicáveis ao dia-a-dia da EMFLORA objetivando a melhoria contínua.Os riscos e oportunidades referentes ao negócio da EMFLORA, incluindo a legislação trabalhista, é mapeado por meio do Sistema de Gestão da Qualidade e alimenta o Planejamento Estratégico da empresa. Sendo que para cada risco identificado ações de acompanhamento e/ou monitoramento são adotadas como forma de garantir o sucesso do processo operacional com atendimento aos requisitos aplicáveis, incluindo a legislação trabalhista brasileira. Importante salientar que itens de melhores práticas também foram considerados no planejamento estratégico da organização.
Como forma de agregar no atendimento a legislação a EMFLORA, desde 2011, possui a certificação OHSAS 18001 que trata da Gestão dos Processos em Segurança e Saúde Ocupacional de forma a obter um monitoramento constante, interno e externo, do atendimento aos melhores padrões ajustados e definidos por tal normatização. A EMFLORA possui uma Política de Qualidade que prima pelo atendimento ao cliente de forma alinhada ao atendimento dos Direitos Humanos, sendo certificada pelo ISO 9001 desde 1996. Ambas as certificações ratificam o compromisso público da empresa no que tange aos direitos trabalhistas.
- Implementation
-
Description of concrete actions taken by the company to implement labour policies, address labour risks and respond to labour violations.
-
A forma básica de pacto laboral na EMFLORA é por meio de contrato de trabalho que descreve as responsabilidades da empresa e do colaborador. Todo colaborador antes de iniciar as suas atividades estará devidamente contratado conforme legislação trabalhista vigente no Brasil, país no qual a empresa atua.
A Política de Recursos Humanos descreve e indica as instruções organizacionais que permitem o compliance organizacional junto as legislações trabalhistas. Dentre as ferramentas de implementação desta política a empresa possui um Código de Ética e conduta e, de acordo com o mesmo, a EMFLORA, registra a política de respeito aos padrões de ética empresarial com base na conduta em tratados e padrões conclamados nacional e internacionalmente, tais como: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Direitos Fundamentais do Trabalho e Direitos da Criança e do Adolescente. Neste documento, ainda, é firmado de que forma os colaboradores devem responder às situações do dia a dia no ambiente corporativo. O alicerce no respeito mútuo dentro e fora da empresa gera uma relação positiva que promove um ambiente harmonioso e adequado ao trabalho. Todos os colaboradores da EMFLORA são treinados no Código de Ética e Conduta da organização. E a empresa, ainda, disponibiliza cópia do mesmo em todas as frentes de trabalho.
A Política de Recursos Humanos é executada e vivenciada por todos os setores da organização. E principalmente os setores de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e o Departamento Pessoal trabalham na sua implementação diárias junto aos colaboradores e demais stakeholders abarcados por esta política.
O processo de recrutamento e seleção segue procedimentos alinhados aos sistema de questão da qualidade da EMFLORA ISO 9001:2015. A seleção é realizada de forma a atender todos os critérios estabelecidos na política na busca do(a) melhor candidato(a) para a vaga oferecida. E este cargo em aberto, ou seja vaga, estará devidamente descrito junto ao Manual de Descrição de Funções da empresa. Sendo que neste documento todas as capacidades e habilidades técnicas são listadas de forma que o processo possa ocorrer de forma transparente e clara. Além disso, a empresa utiliza de um sistema informatizado para mapeamento de perfil psicológico que juntamente com a análise de currículo e entrevista somam no processo de seleção à oferta de trabalho.
Após seleção a EMFLORA adota de sistema informatizado de dados dos seus colaboradores. O mesmo auxilia no atendimento das demandas legais nacionais, além de padronizar o processo de gestão de pessoas na empresa no que tange ao âmbito do departamento pessoal. A forma de acompanhamento pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil a partir de janeiro de 2018 será ajustada para o envio eletrônico das informações sociais. E para esta alteração e em atendimento aos critérios da Política de Recursos Humanos da EMFLORA treinamentos já foram disponibilizados as equipes responsáveis e toda base de dados esta sendo ajustada para que os prazos e determinações desta nova plataforma do governo federal brasileiro seja atendida na plenitude.
A organização possui monitoramento interno e monitoramentos de terceira parte oriundos de empresas de auditoria de renome nacional e internacional, dos nossos clientes, do governo e demais órgãos que possuem a autoridade de verificar nossas atividades. Além disso, relatórios como a Comunicação de Progresso ora descrita consolidam a transparência da EMFLORA na divulgação dos seus dados e nos devidos monitoramentos realizados.
Conforme citado a empresa possui certificação ISO 9001 e OHSAS 18001 que consolidam o atendimento a requisitos aplicáveis, atendimento ao cliente, o atendimento a um ambiente saudável e seguro aos seus colaboradores, além de metas claras, sustentabilidade da empresa e possibilidade de melhorar continuamente em seu processo.
Os monitoramentos dos clientes ocorrem ao longo de todo o ano de trabalho, sendo os mesmos certificados em FSC, CERFLOR, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Estas certificações possuem caráter de abrangência internacional e, assim, critérios normativos mais rígidos do que a própria lei brasileira são seguidos na organização.
Além destes, monitoramentos específicos na área Trabalhista e Previdenciária, Fiscal e de Sustentabilidade são realizados e somam na melhoria contínua dos processos organizacionais consolidando o compliance nas atividades da EMFLORA. Estes monitoramentos são realizados por equipe própria qualificada e capacitada ou por meio de empresas de consultoria/auditoria contratadas para este fim.
Os monitoramentos internos, ou seja aqueles realizados pelos colaboradores de seus respectivos departamentos, geram informações que são analisados e tratados em reunião semanal de nome “Reunião de Rotina Operacional” ou “Reunião de Análise Crítica”, que visa acompanhar os indicadores da empresa, incluindo os humanos, e desta forma firmar os pontos fortes verificados e resolver possíveis situações pendentes verificadas in loco durante o monitoramento.
Trabalhar com pessoas e para as pessoas oferecendo um serviço de qualidade, dentro do prazo estabelecido, seguindo os requisitos aplicáveis e atendendo aos critérios do cliente e aos compromissos firmados são as ações que fortalecem a empresa. Além disso, os processos de monitoramento sistematizados ao longo do ano de trabalho e no decorrer das atividades emite a transparência necessária para consolidar as ações listadas junto aos stakeholders. Maiores informações sobre os processos de monitoramento e resultados podem ser obtidos por meio do Fale Conosco, no sitio www.emflora.com.br.
Como forma de garantir condições de trabalho seguras e higiênicas e estar em conformidade com a legislação trabalhista brasileira, além dos documentos legais como PPRA, PCA, PPR, PCA e LTCAT a empresa promove encontros e eventos de divulgação e promoção da prevenção e possui Comitê de Ergonomia – COERGO, Comitê Interno de Ética e Sustentabilidade. O Programa Amigos, O Programa Blitz Legal de Segurança, O Reconhecimento das equipes destaque em Saúde e Segurança por meio da emissão do Selo de Segurança e o Programa Motivacional são implementados juntamente com as equipes executoras das atividades e visam gerar uma interdependência entre os colaboradores e disseminar uma cultura prevencionista junto aos colaboradores da empresa.
O acompanhamento do marco legal é realizado pela EMFLORA por meio de sistema informatizado controlado por empresa especialista em atualização de legislação, consultorias específicas nas diversas áreas da empresa, contratos com escritório de advocacia que atuam no Brasil e exterior, contrato com consultores ligados a instituições de ensino com foco em Business Management com parcerias internacionais. Essa atualização constante das legislações junto aos setores da empresa geram maior aderência ao atendimento legal e mitigam alguns riscos apontados no planejamento estratégico organizacional.
Como forma de atendimento ao trabalho digno, com atendimento aos requisitos aplicáveis e em respeito a condições de direitos humanos e aos stakeholders da empresa a EMFLORA possui ainda diversos canais de comunicação que seguem: 1) site da empresa cujo campo contato para opção do “Fale Conosco” permite o envio de mensagens eletrônicas à empresa; 2) “RH no campo” pela qual colaboradores administrativos vão até as áreas operacionais e elencam as demandas necessárias por parte dos colaboradores; 3) “Reuniões de análise crítica” junto aos colaboradores, provedores externos e outros convidados; e 4) “Ouvidoria” pela qual os stakeholders podem entrar em contato de forma declarada ou anônima e somar no processo de melhoria contínua e, também, gerar novas possibilidades junto as práticas e políticas da EMFORA resultando na melhoria contínua dos processos organizacionais.
Quanto ao canal de comunicação “RH no Campo”, realizaremos um pequeno release que segue: O “RH no Campo” visa levar informações básicas e de interesse comum aos colaboradores in loco, facilitando o acesso e a disseminação de conhecimentos básicos a respeito de ética no trabalho, direitos trabalhistas, direitos humanos, diretrizes da empresa e dos nossos clientes e demais itens que se fizerem necessários. Na prática, o programa é desenvolvido por meio de um colaborador dos Recursos Humanos da EMFLORA que vai até a área de produção conversar com os colaboradores. Desenvolver a melhoria contínua pautada nas demandas levantadas junto aos nossos colaboradores é a prioridade deste projeto.
- Measurement of outcomes
-
Description of how the company monitors and evaluates performance.
-
Os resultados são acompanhados e monitorados por meio de indicadores de processo alinhados aos sistema de gestão da EMFLORA. E, além destes, por estatísticas de segurança e saúde do trabalho e, por último, por atendimento a prazos de plano de ação.
O acompanhamento dos indicadores de absenteísmo e turnover na organização é realizado sistematicamente pelos gestores de cada contrato. O primeiro sendo acompanhado semanalmente com meta máxima estabelecida de acordo com o negociado por contrato e da realidade do local de prestação de serviços. O segundo trimestralmente ou semestralmente por meio de relatório emitido pelo departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da EMFLORA.
Situações como satisfação dos colaboradores são observadas e, em alguns momentos, mensuradas por meio do relatório do RH no campo em que cada filial discrimina as informações e geram os resultados e possíveis ações junto aos processos indicados.
Os indicadores dos treinamentos como o atendimento aos Planos de treinamento ou mesmo quanto a eficácia destes são monitorados sistematicamente. E, quando necessário, novos treinamentos são elencados como forma de se obter a capacitação esperada da equipe envolvida.
Documentos como PPRA, PCA, PPR, PCA e LTCAT possuem planos de ações específicos de implementação de ações ou indica situações a serem seguidas e acompanhadas pela EMFLORA.
As estatísticas de segurança e saúde do trabalho são emitidas mensalmente e compiladas anualmente como forma de se obter os resultados consolidados de cada ano por cada contrato da organização.
Todos os indicadores são encaminhados aos stakeholders que possuem vínculo com os mesmos e aos gestores dos processos cujos indicadores monitoram. Sistematicamente nas reuniões de rotina ou nas reuniões de análise crítica os indicadores são apresentados e, quando necessário, planos de ações são estabelecidos. As discussões nestas reuniões possuem, também, como saída a melhoria continua no processo de gestão e atendimento aos direitos dos trabalhadores.
- Environment
- Assessment, policy and goals
-
Description of the relevance of environmental protection for the company (i.e. environmental risks and opportunities). Description of policies, public commitments and company goals on environmental protection.
-
A conscientização ecológica e o cuidado com o meio ambiente são compromissos da EMFLORA, pois ter respeito com o meio ambiente é acreditar em um futuro melhor para todos. A empresa, em busca da melhoria contínua de seus processos, norteada pela sua Política de Meio Ambiente, visa o desenvolvimento em consonância com os cuidados na prevenção a poluição e preservação ambiental. Conforme apresentado a seguir:
POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE
Promover a conscientização dos colaboradores da organização e partes interessadas sobre a obrigatoriedade da Preservação Ambiental.
Minimizar os impactos ambientais relacionados aos aspectos quando da execução e planejamento das atividades desenvolvidas nos processos de realização e de apoio.
Atuar de forma proativa objetivando o controle da poluição.
Medir e Monitorar sistematicamente os processos de planejamento, realização e apoio fazendo cumprir as determinações dos Requisitos Legais para o desenvolvimento da Melhoria Contínua.
A Política de Meio Ambiente alicerça suas premissas alinhadas à conservação ambiental, desenvolvimento sustentável, conscientização dos colaboradores, controle de poluição e melhoria continua.
A empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental pautado na Política de Meio Ambiente que se desdobra em procedimentos como Plano Diretor de Resíduos Sólidos/Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos implementados em todas as suas unidades de produção. Na EMFLORA os produtos utilizados em seu processo produtivos são acompanhados até o descarte final. Sendo que seguindo o Plano Diretor de Resíduos Sólidos/Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos a destinação é realizada por meio de empresas licenciadas para este fim. E, quando necessário, há empresas licenciadas inclusive para o transporte dos resíduos sólidos.
Na busca pela redução da impacto ambiental e alicerçado pelo compromisso social a EMFLORA, sempre que possível, destina resíduos para processos de reciclagem a Organizações Não Governamentais que precisam deste resíduo como insumo ao processo produtivo que reciclagem que trabalham. Ou mesmo no caso de resíduos perigosos oleosos em que a empresa no lugar de optar por empresas de descarta ambientamente correto busca, primeiramente, optar por empresas que realizam a reciclagem destes óleos devidamente licenciadas e liberadas legalmente para este fim.
Na utilização de insumo a organização busca por meio de procedimentos operacionais ou instruções de trabalho contidas no seu Sistema de Gestão ou atendendo aos requisites de clientes utilizar estritamente o recomendado para a atividade. Desta forma a EMFLORA utiliza, incluside, de procedimentos de controle de monitoramento e medição para garantir que os instrumentos utilizados no processo produtivo indicam a quantidade real de produto utilizado em campo. Sempre considerando um erro estatisticamente aceito pelo cliente, fornecedor e padrão interno da empresa. Além disso, realiza monitoramentos de qualidade de muitas atividades operacionais garantindo o uso dentro do recomendado evitando excessos ou geração de resíduo de forma desnecessária.
O levantamento de aspecta e impacto ambiental ora é encaminhado pelo cliente, ora realziado pela propria EMFLORA. O segundo caso ocorre quando não há envio por parte do cliente desta documentação. Os colaboradores recebem orientação a respeito dos aspectos e impactos e de como atuar de forma ambientalmente correta.
Além do resíduo sólido a EMFLORA acompanha a emissão de gases. Por meio do controle na emissão de fumaça preta e, também, por meio do levantamento das fontes geradoras de gases de efeito estufa. Este segundo levantamento tem como consequência a emissão do inventário corporativo da Gases de Efeito Estufa pela EMFLORA.
No ano de 2017 o inventário corporativo de Gases de Efeito Estufa ano base 2016 será emitido até o final da primeira quinzena de dezembro. A meta para 2018 é a emissão do inventário ano base 2017 até o mês de outubro.
A preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável fazem parte dos valores da EMFLORA externada nos dois itens que seguem: Solidez pela busca do crescimento sustentável e geração de valor; Responsabilidades econômico-social e ambiental: reconhecemos este dever e agimos para que tais dimensões estejam em equilíbrio.
A divulgação destas ações e premissas ocorrem no sitio da empresa em www.emflora.com.br, nas página da rede social no facebook https://www.facebook.com/emfloraempreendimentos/ e por meio de atividades realizadas pelo EMFLORA em Ação. Assumindo desa maneira, publicamente, sua responsabilidade junto a sustentabilidade nos processos produtivos da EMFLORA.
Buscando promover a justiça econômica e social, propiciando a todos a consecução de uma subsistência significativa e segura, que seja ecologicamente responsável, os Princípios Ambientais descritos no Pacto Global fazem parte da essência do trabalho de desenvolvido pela Emflora.
Dentro deste contexto, a empresa objetiva implementar estratégias amplas para prevenir e dissolver conflitos envolvendo as questões ambientais, e trabalhamos para assegurar que o uso do espaço orbital e cósmico, como descrito na Carta da Terra, mantenha a proteção ambiental e a paz, pois reconhecemos que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte.
Orientações descritas na Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, na Carta da Terra e no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, servem de base para orientar as ações que devem ser desenvolvidas pela nossa organização na área ambiental.
Compiladas em nosso Código de Conduta e Ética, em especial no item Responsabilidade Socioambiental, a EMFLORA afirma aos colaboradores que a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais fazem parte das políticas adotadas pela organização em prol da preservação do planeta.
- Implementation
-
Description of concrete actions to implement environmental policies, address environmental risks and respond to environmental incidents.
-
A convite de um de nossos principais clientes, em 2010 a Emflora foi convidada a participar do Carbon Disclosure Project (CDP) Supply Chain. Em 2011 elaboramos o nosso primeiro Inventário corporativo de Gases de Efeito Estufa (GEE) a fim de conhecer os processos de organização, indicar as fontes geradoras de GEE e propor estratégias a fim de conduzir os processos internos à eco eficiência e foi criado o Comitê Interno de Sustentabilidade da EMFLORA, ainda em 2011 participação pela segunda vez do CDP Supply Chain, de forma mais abrangente do projeto ao criar uma estrutura interna de gestão dos processos sustentáveis. Em 2012 elaboramos o segundo inventário por meio de base eletrônica de dados com participação de filiais, participamos da Rio + 20 onde assinamos a carta “Contribuição Empresarial para a promoção da Economia Verde e Inclusiva” e elaboramos nosso terceiro relatório junto ao CDP Supply Chain. Em 2013 participamos das Empresas pelo Clima junto ao GHG Protocol Brasil; participamos na Rodada de diálogo CDP Supply Chain 2013 e elaboramos o nosso quarto relatório junto ao CDP. Em 2014 elaboramos nossa quinto relatório junto ao CDP e o quarto Inventário corporativo de gases de efeito estufa da EMFLORA sendo que é o segundo inventário no padrão GHG Protocol Brasil. Em 2015 e 2016 foi enviado novo relatório ao CDP SupplY Chain como Investor pela EMFLORA. A partir de 2017 a organização passou a adotar como medida de acompanhamento de governança climática o seu inventário corporativo de gases de efeito estufa.
A EMFLORA teve seu trabalho reconhecido por um de seus clientes que em Julho de 2012 recebeu um Certificado de Reconhecimento em Governança Climática reconhecendo o empenho demonstrado no Programa CDO Supply Chain – 2010/2011.
Dentre as práticas ambientais adotadas como forma de implementação da Política de Meio Ambiente na EMFLORA é possivel listar as seguintes: 1) Ao longo do ano de 2017 muitos escritórios da EMFLORA criaram um programa de reutilização da água proveniente dos dutos dos equipamentos de ar condicionado. A situação gerou uma redução no consumo de água para limpeza das áreas de escritório da empresa. 2) Desenvolvimento de implemento para irrigação mecanizada na silvicultura permitindo o uso mais consciente do recurso água e reduzindo a pressão nos mananciais para captação deste insumo extremamente importante ao processo produtivo organizacional. 3) Controle dos resíduos sólidos produzidos por meio de coleta seletiva e registro em formulários para atender ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 4) Encaminhar resíduos sólidos para Organizações Não Governamentais ou empresas que realizam a reciclagem do produto no lugar da destinação final como forma de reduzir o impacto ambiental gerado pela destinação do resíduo. 5) Orientação de colaboradores de São Mateus a respeito de uso consicente de água e outorga de água objetivando controle e uso consciente do recurso junto aos processos produtivos da empresa. 6) Realização de trabalho cientifico do tipo Dissertação desdobrando-se sobre a temática “Relação do comportamento organizacional, comportamento dos stakeholders de uma empresa prestadora de serviços florestais e do foco na atenção dos gestores no comportamento organizacional” avaliando a “Influência dos stakeholders em cenários de escassez de recursos naturais”. 7) Monitoramento de fumaça preta junto aos veículos diesel que trabalham na organização, incluindo os de provedores externos. 8) Elaboração de Inventário Corporativo de Gases de Efeito Estufa. 8) Telemetria de seus veículos reduzindo o consumo de combustível, gerando organização e possibilidade de estabelecer logísticas mais curtas e seguras. 9) Devolução adequada das embalagens de agrotóxicos utilizados na organização.
- Measurement of outcomes
-
Description of how the company monitors and evaluates environmental performance.
-
Os monitoramentos ambientais ocorrem de formas diversas na EMFLORA e estão alinhados junto ao monitoramento da propria operação em alguns momentos.
Podemos listar os seguintes: 1) Avaliação da qualidade nas atividades. Uma vez que realizando-se com a dosage adequada há menor consume de produto e menor desperdício. Além disso, o retrabalho irá gerar consume adicional de insumo e geração adicional de resíduo; 2) Monitoramento e medição dos equipamentos de medição; 3) Monitoramento de fumaça negra ser realizado, no mínimo, uma vez por ano em todas os veículos diesel que trabalham na empresa; 4) Monitoramento do envio dos resíduos para destinação final adequada; 5) Compração dos inventários de gases de efeito estufa do ano atual com o ano anterior. Essa verificação será realziada a partir de 2018.
- Anti-Corruption
- Assessment, policy and goals
-
Description of the relevance of anti-corruption for the company (i.e. anti-corruption risk-assessment). Description of policies, public commitments and company goals on anti-corruption.
-
A EMFLORA tem como missão ofertar soluções e tecnologias em todas as atividades do Setor Silvicultural, pautando esforços na qualidade de produtos e serviços para a satisfação plena do cliente, tendo como base a ética e o comprometimento com os colaboradores, fornecedores e acionistas. As ações anticorrupção são pautadas na Política de Integridade das Relações Comerciais e Anticorrupçãoda organização que é indicada pela declaração abaixo:
DECLARAÇÃO DA POLÍTICA DE INTEGRIDADE DAS RELAÇÕES COMERCIAIS E ANTICORRUPÇÃO
A EMFLORA busca desenvolver suas atividades de maneira ética e transparente para com suas partes interessadas, com foco na conformidade das suas atividades e qualidade de seus serviços respeitando a vida e tendo ciência de seus compromissos sociais e ambientais.
Levando em consideração seus valores, a empresa tem a missão de desenvolver suas atividades com comprometimento junto aos seus clientes e agindo de acordo com as legislações nacionais e internacionais aplicáveis tendo como base práticas de compliance para atender ao padrão do seu código de ética e conduta, que visa não admitir de relações tanto com pessoas físicas como jurídicas, práticas que sejam caracterizadas como corruptas ou apresentem qualquer tipo de fraude, lavagem de dinheiro, extorsão, suborno, aceitação de pagamentos indevidos, benefícios ou brindes.
A empresa possui a visão de crescer em seu campo de atuação com integridade, tendo comprometimento na adoção de práticas anticorrupção, alicerçada pela defesa para que assim alcance seus objetivos tendo como arcabouço as práticas legais.
É esperado por parte dos funcionários que os mesmos desempenhem suas funções garantindo a privacidade das informações das partes interessadas de acordo com o código de ética e conduta da empresa, qualquer ação a este contrária e/ou ilícita de acordo com as leis previstas está sujeito a gestão de consequência podendo gerar, inclusive, rescisão de contrato de trabalho. Todas as partes interessadas têm a autoridade e a responsabilidade de comunicar qualquer ocorrência ou suspeita de tais práticas, gerando, desta forma um ambiente de trabalho pautado em ações e práticas anticorrupção, e fortalecendo assim, as ações de compliance da EMFLORA.De acordo com o nosso Código de Ética e Conduta, para a contratação de provedores externos são utilizados critérios técnicos, profissionais e éticos, seguindo orientação de normas regulamentares que cumprem requisitos da norma ISO 9001:2015 e itens da OHSAS 18001:2007. O processo de qualificação cumpre procedimentos previamente estabelecidos e conhecidos por todos os interessados em estabelecer relações comerciais com a EMFLORA. A emrpesa não admite pagamentos ou benefícios de qualquer natureza por contribuições que possam ser prestados a pessoas físicas ou jurídicas que mantenham relações comerciais com a empresa.
Desta forma os princípios anticorrupção que norteiam as atividades desempenhadas pela nossa organização estão em harmonia com as prerrogativas descritas na Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, e têm como cerne o Princípio 10 do Pacto Global que descreve que as empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
- Implementation
-
Description of concrete actions to implement anti-corruption policies, address anti-corruption risks and respond to incidents.
-
A EMFLORA adota de diversas práticas para implementação daPolítica de Integridade das Relações Comerciais e Anticorrupção que são apresentadas a seguir: 1) Com relaçao a política – partidos politicos a empresa não pratica apoio financeiro ou quaisquer outras contribuições de valor a partidos políticos e suas campanhas. 2) No que tange a doações e contribuições sociais e de caridade efetuadas pela EMFLORA deverão ter aprovação do comitê de ética e sustentabilidade da organização, para restringir eventuais conflitos de interesses e impeçam operações de lavagem de dinheiro ou outros tipos de atividades ilícitas. 3) Em se tratando de dos pagamentos a empresa adota da centralização destes. Assim a EMFLORA realiza praticamente todos os seus pagamentos a fornecedores através de sua matriz, evitando assim a necessidade de setores financeiros em suas filiais. Este procedimento segue os seguintes passos:a)A filial contrata um serviço ou adquire determinado produto; b)Após entrega do produto ou serviço o fornecedor emite sua nota fiscal de pessoa jurídica; c)Esta nota fiscal é enviada pelo setor de compras da filial ao setor de fiscal da matriz; d)O setor fiscal da matriz lança a nota no sistema; e)O gestor responsável pela filial acessa o sistema e aprova o pagamento do título a pagar gerado por aquela nota fiscal; f)No dia do vencimento o setor financeiro da matriz confere os lançamentos e a aprovação, caso esteja de acordo procede com a remessa bancária. A geração e envio das remessas de pagamentos são feitas através de duas chaves/ senhas, desta forma temos sempre duas pessoas com esta responsabilidade. Se o pagamento for através de depósito bancário e obrigatório que a titularidade da conta seja a mesma da pessoa jurídica que emitiu a nota fiscal. No caso de pagamento de boleto, vale a mesma regra para o cedente. A movimentação financeira realizada pelas filiais limita-se ao que chamamos de fundo fixo, que nada mais é do que um valor enviado pela matriz, entre R$ 1.000 (mil reais) e R$ 2.000 (dois mil reais), e sacado pela filial para o pagamento de pequenas despesas ao longo do mês como compra de passagens e despesas de viagens. Estas despesas precisam ser enviadas regularmente para conferência, aprovação e lançamento pelo setor financeiro da matriz, para isso é utilizado um relatório padrão que exige a autorização do responsável pelo contrato para as despesas pagas. A reposição do fundo fixo é sempre condicionada à prestação de contas de forma correta do envio anterior. Os pagamentos da filial pelo fundo fixo seguem as mesmas regras de qualquer compra, portanto não há dispensa de documento contábil válido. Geralmente o fundo fixo fica sob a responsabilidade do Supervisor Administrativo da filial. 4) As contas a receber são centralizadas na matriz. Desta forma mesmo com as notas fiscais de faturamento aos clientes sendo emitidas pelas filiais, seu recebimento se dá exclusivamente nas contas correntes de titularidade da matriz, com acesso e movimentação restrita ao setor financeiro corporativo, sempre com duas chaves/senhas.5) O rastreamento de veículos próprios, locados e de sub-contratados. A EMFLORA tem a frota constituída de veículos próprios, locados e de sub-contratados. Nos veículos próprios, possui um sistema de rastreamento via GPS instalado, com identificação de condutor, disponibilizando relatórios avançados de utilização de veículos que podem ser enviados por e-mail, automaticamente, na periodicidade desejada, informando se o veículo trafegou fora da área de atuação da empresa ou fora do horário de trabalho. 6) Uso de cartão de abastecimento. A empresa migrou de um controle de abastecimento através de requisições para um sistema de abastecimento através do cartão de abastecimento, em locais que possuem redes conveniadas, o que permite o controle com bloqueio de abastecimentos caso o sistema identifique um consumo fora da média. 7) Com relaçao aos brindes e cortesias e empresa assume que as partes interessadas não devem receber ou oferecer brindes, presentes ou cortesias entre si, e caso isso ocorra deverá ser informado ao superior imediato, e o brinde deverá ser entregue a este para que seja disponibilizado à EMFLORA ou devolvido. A única excessão dá-se a brindes corporativos como agendas, canetas, bonés, camisas ou outros materiais que possuam logo da empresa doadora do item em questão. 8) Relacionado aos registros contábeis a EMFLORA adquire produtos ou serviços somente com empresas que possuem a condição de emissão de documento fiscal e/ou contábil. As apurações ficais/tributárias são realizadas, contabilizadas e transmitidas dentro do prazo legal atendendo ao indicado pelas legislações municipais, estaduais ou da União. A depender do local de realização dos serviços a EMFLORA indica para onde será destacado, a título de recolhimento ou retenção, o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISS atendendo ao código tributário do município no qual o serviço em questão foi executado. Como boa prática há um monitoramento sistemático das certidões negativas da EMFLORA nas esferas municipais, estaduais e federais. De forma mais específica as licenças/certidões são, ainda, monitoradas juantamente aos órgãos fiscalizadores tais como Istituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, Cerditões de Fundo de Garantia FGTS junto à Caixa Econômica Federal, Certidões trabalhistas e de processos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, dentre outras. Dentre os registros ora citados temos ainda o envio das informações trabalhistas seguindo, rigorosamente, os prazos estipulados em caráter legal. Sendo a SEFIP mensalmente, o CAGED diariamente (na ocorrência de contratação) e mensalmente, e a RAIS e a DIRF anualmente. Há um sistema informatizado que contabiliza todos os registros de notas fiscais de prestação de serviços, de vendas, de compras e operações patrimoniais. Bem como todos os eventos que envolvem a folha de pagamento e as operações financeiras. Sendo esta última exemplificada por situações como recebimento das notas ficais e retenções, pagamentos de financiamento, taxas, impostos, contritribuições, seguros entre outros. Como forma, ainda, de atendimento a EMFLORA possui arquivo físico e/ou digital para garantir a guarda dos documentos fiscais/contábeis de acordo com as diretrizes legais norteadas pelo âmbito trabalhista, tributário/fiscal e financeiro. Atentando ainda a guarda dos livros obrigatórios por lei em formato físico e/ou eletrônico de acordo com o definido em requisito legal pertinente. 9) No que concerne a nepotismo a empresa possui Política de Recursos Humanos que contempla as formas de recrutamento e seleção da EMFLORA baseadas em critérios técnicos e atendimento as necessidades profissionais da organização.10) No relacionamento com provedores externos a empresa mantém código de ética e conduta com diretrizes claras no que permeia o relacionamento com os provedores externos. Conta ainda com um procedimento de compras para aquisição de produtos e/ou serviços críticos ao negócio. Como forma de pactuar de maneira clara a venda de produtos ou serviços junto a EMFLORA os provedores externos contínuos (em prazo determinado por contrato) na empresa possuem contrato de prestação de serviços ou venda de produtos que contempla a indicação de que: O provedor externo se compromete em não realizar qualquer prática que possa violar lei anticorrupção (inclusive leis internacionais e leis brasileiras relativas a presentes impróprios ou ilegais, gratificações, pagamentos ou suborno comercial ou do governo). Em particular, o mesmo deve garantir que nem ele e nenhum de seus prepostaos, representantes, parceiros/colaboradores e/ou empregados irão pagar, prometer ou autorizar o pagamento de dinheiro ou algo de valor (incluindo, sem limitação, todos os presentes, refeições, entreterimentos ou viagens), direta ou indiretamente, a qualquer funcionário, pessoa física ou jurídica, quando houver uma probabilidade razoável ou o propósito de a) induzir a pessoa a realizar de modo inadequado ou deixar de executar sua função; b) garantir uma contagem imprópria; ou c) induzir a pessoa a usar a sua influência de forma inadequada para afetar ou influenciar qualquer ato ou decisão. 11) No quesito conflito de interesses são situações que podem gerar interesses pessoais pelas partes interessadas em assuntos profissionais de interesse da Emflora, influenciando impropriamente em seus negócios. As tomadas de decisões devem levar em consideração única e exclusivamente os interesses da empresa, sendo que não serão admitidas práticas adversas aos objetivos organizacionais por parte de funcionários e envolvidos. 11) Mecanismos estruturados para acompanhar a evolução do marco legal. A EMFLORA conta com o apoio de três empresas de acessoria e consultoria, a Alves e Silva, CENOFISCO e Oliveira Cardoso, que auxiliam a empresa no acompanhamento e atualização de normas e legislações em questões trabalhistas, previdenciárias, contábeis, fiscais, e nas demais áreas abrangentes do Direito Empresarial, disponibilizando consultorias e informativos diários sobre estes assuntos. 12) Treinamentos. A Emflora dissemina suas práticas e políticas anticorrupção através de seu Código de Ética e Conduta, oferece treinamentos para seus funcionários em forma de diálogos sobre o assunto, além do presente manual que serve de informação a todas as partes interessadas, para que saibam identificar situações de não conformidade, e o que fazer no ocorrimento delas. As ações de treinamento também servem como prevenção de práticas corruptas. Os treinamentos são norteados por meio do Procedimento de Gestão de Recursos Humanos. Indicando os treinamentos obrigatórios e, além disso, informando como são realizados o levantamento de necessidades de treinamentos e a elaboração do plano de treinamento da EMFLORA. Por fim a empresa indica, ainda, uma avaliação de eficácia de seus treinamentos como forma de garantir que o aprimoramento contínuo junto ao processo organizacional. 13) Ouvidoria. A Emflora mantém disponível uma ouvidoria em que podem ser feitos elogios, reclamações e denúncias. E neste último caso na ocorrência ou suspeita de práticas corruptas e contrárias ao presente manual ou de outras políticas da EMFLORA. O acesso dá-se através do e-mail faleconosco@emflora.com.br ou pelo telefone 0800 606 5976. É importante ressaltar que as denúncias podem ser feitas anonimamente ou não, e a empresa se compromete a manter o anonimato, caso o denunciante assim deseje. As denuncias recebidas serão avaliadas e respondidas com as devidas tratativas em até 96 horas. Em alguns cenários pode ser necessário um tempo de resposta maior. Entretanto, neste caso, se a denúncia não tiver sido anônima a EMFLORA entrará em contato para informar novo prazo. O Comitê Interno de Ética e Sustentabilidade - CINTES é o responsável por acompanhar o retorno as denúncias internas e externas. E, em alguns casos, pode também ser o responsável por avaliar e determinar, juntamente com a diretoria da empresa, as ações a serem tomadas em virtude da denuncia. 14) Penalidades previstas. Em caso de violação da presente política será emitida uma advertência, no máximo duas. Após a segunda advertência poderá haver uma suspensão, e posteriormente rescisão de contrato. Em alguns casos poderá ocorrer diretamente a demissão por justa causa ou cancelamento de contrato junto a provedor externo sendo que esta situação será avaliada pelo Comitê CINTES.
- Measurement of outcomes
-
Description of how the company monitors and evaluates anti-corruption performance.
-
A medição e monitoramento ocorre ao longo dos processos de gestão principalmente nos setores fiscal e financeiro da organização. O próprio controle pagamentos e recebimentos centralizados, o controle de frota por meio do acompanhamento rastreado ou via cartão de abastecimento. E além disso, por meio do acompanhamento das licenças negativas emitidas sistematicamente pela organização.
No próximo ano um indicador que poderá ser utilizado pela EMFLORA é no âmbito da Ouvidoria no intuito de extratificar por área demandada e assim a empresa poderá estabelecer melhor ações e controle de possiveis desvios e práticas de corrupção por meio deste novo canal de Comunicação disponibilizado aos Stakeholders.
A atuação do Comitê de Ética e Sustentabilidade ao longo do ano de 2018 poderá, também, gerar novas agendas no que concerne a indicadores de monitoramento e medição de práticas anticorrupção.