Home / Non-English Resources / Português / Comunicação de Progresso

Comunicação de Progresso (COP)

É requerido aos participantes do Pacto Global que, anualmente, comuniquem seus avanços na implementação dos Dez Princípios e no engajamento em projetos de parcerias em prol dos objetivos de desenvolvimento da ONU. O documento COP é uma comunicação às partes interessadas -stakeholders- (consumidores, colaboradores, organizações de trabalho, acionistas, mídia, governo, etc.) sobre o progresso alcançado pela empresa na implementação do Pacto Global em suas atividades. O documento COP deve incluir uma descrição das ações e dos resultados alcançados. 

Caso a empresa não cumpra a exigência de comunicar anualmente o seu avanço, como determinado, ela será retirada da lista de participantes ativos do Pacto Global – esta é uma medida necessária para proteger a integridade da iniciativa. A apresentação anual do documento Comunicação de Progresso pelas empresas participantes é uma demonstração importante de seu compromisso com o Pacto Global e seus princípios. É também uma ferramenta valiosa para o exercício da liderança, para facilitar a aprendizagem, estimular o diálogo e promover a ação.

Etapas de criação, compartilhamento e envio da COP

1. Comunicação de Progresso (COP) – A COP deve incluir os três elementos seguintes

a)  declaração de suporte contínuo ao Pacto Global, em forma de carta aberta, mensagem ou confirmação do D]diretor executivo, presidente ou qualquer outro membro da diretoria executiva da empresa;
b) descrição das ações práticas implementadas pelo participante (bem como aquelas a serem adotadas), desde o momento da adesão ao Pacto Global ou a partir de sua mais recente COP, a fim de implementar os princípios do Pacto Global nas quatro áreas temáticas (direitos humanos, direito do trabalho, meio ambiente e combate à corrupção).
Nos casos em que a COP não abordar uma ou mais das quatro áreas temáticas, uma explicação deve ser fornecida (relatório ou justificativa);
c)  medida de Resultados (avaliação do nível que as metas/indicadores de desempenho atingiram, ou outras medidas, qualitativa ou quantitativa, de resultados).

As COPs devem ser integradas em relatórios já elaborados pela empresa participante, tais como relatórios anuais ou relatórios de sustentabilidade. Caso o participante não produza tais relatórios, a COP pode ser divulgada através de outros meios, como, por exemplo, no portal da empresa, no qual colaboradores, acionistas, consumidores e outras partes interessadas -stakeholders- podem encontrar informações sobre os compromissos econômicos, sociais e ambientais da empresa.

2. Envio da COP – Participantes devem submeter ao Banco de Dados COP do Pacto Global uma versão eletrônica de suas COPs (de preferência em arquivo PDF) e, se possível, um link (URL) para a página do portal da empresa que contém a sua COP. Além disso, os participantes devem preencher um breve questionário sobre o conteúdo de suas COPs.

Por favor, clique aqui para obter mais instruções sobre como preparar e enviar a COP.

No momento da adesão ao Pacto Global, o contato oficial designado pela empresa participante receberá um e-mail automático contendo o nome do usuário e uma senha pessoal, que devem ser usados para gerenciar as informações da sua organização. Para postar uma nova COP no site do Pacto Global, clique em “Submissions” e selecione “New COP Submission”. Preencha, a seguir, o formulário, devidamente. Uma vez que a COP tenha sido submetida, um funcionário do Escritório do Pacto Global irá revisá-la e publicá-la no site do Pacto Global.

Por favor, clique aqui para um guia detalhado sobre como enviar uma COP

Programa de Diferenciação

O Programa de Diferenciação do Pacto Global categoriza as empresas participantes baseado em seu nível de divulgação sobre os progressos realizados na implementação dos princípios do Pacto Global e sua contribuição para ampliar os objetivos da ONU.

O programa oferece às empresas, em todas as fases do desempenho de sustentabilidade e divulgação, a oportunidade de iniciar e engajar-se num processo de melhoria contínua. Também visa facilitar uma avaliação mais completa do desempenho de sustentabilidade e divulgação pelos stakeholders, reconhecendo, individualmente, o contexto operacional distinto a cada empresa, tais como tamanho, indústria e localização geográfica.

O Programa de Diferenciação reforça o objetivo do Pacto Global de mudar as práticas empresariais por meio da transparência, diálogo e seleção criteriosa das partes interessadas - stakeholders. O Pacto Global não avalia a atuação das empresas. Seu objetivo é desenvolver uma plataforma pública que ofereça às partes interessadas – stakeholders – como, por exemplo, investidores, funcionários e/ou consumidores a oportunidade de tomar decisões mais fundamentadas. Em última análise, assegura que as empresas mantenham o seu compromisso com o Pacto Global.

Como parte do programa, o Escritório do Pacto Global trabalha com os participantes que não exercem atividades comerciais e outras partes interessadas - stakeholders -, motivando-os a se engajar mais com as empresas e criar um processo de avaliação criterioso quanto à exatidão dos relatórios de desempenho e sua divulgação.

Níveis do PG

Desde 25 de fevereiro de 2011 todas as empresas participantes do Pacto Global que tenham submetido uma Comunicação de Progresso (COP) serão classificadas com base em uma autoavaliação do conteúdo da COP, em uma das duas categorias a seguir:

Nota: será concedido às empresas cujas COPs não atenderem aos requisitos mínimos um período de carência de 12 (doze) meses a partir da data de apresentação da sua COP. Durante esse período, a empresa é considerada como “Aprendiz - Learner-” e ela terá uma única oportunidade para enviar a nova COP que atenda a todos os requisitos básicos. Durante essa fase, o Escritório do Pacto Global vai apoiar ativamente e oferecer assistência através da “the Learner Platform”.

Duas dimensões

Níveis de diferenciação são aplicados anualmente com base na mais recente COP submetida e no nível de progresso demonstrado em duas dimensões importantes:

  • implementação do Pacto Global - A expectativa é de que as empresas possam fazer um progresso contínuo na implementação dos princípios do Pacto Global e, em última instância, realizar as melhores ações e práticas como descritas no Plano de Ação para Liderança de Sustentabilidade Corporativa – “Blueprint for Corporate Sustainability Leadership”;
  • transparência e divulgação - As empresas devem se comunicar diretamente com as partes interessadas –stakeholders - e ser transparentes quanto às políticas e processos que têm posto em prática para administrar os riscos e oportunidades da sustentabilidade. Também se espera que as empresas avancem no sentido da utilização de diretrizes padronizadas para a elaboração de relatórios (como, por exemplo, a Global Reporting Initiative (GRI)), verificação e, em última instância, no sentido de adotar um relatório integrado, com dados financeiros e de sustentabilidade.

Objetivos do Programa

Por meio de atividades específicas em ambos os níveis, o Programa de Diferenciação visa atingir os seguintes objetivos:

  • proporcionar uma melhoria contínua em todos os níveis de desempenho de sustentabilidade e divulgação;
  • criar uma plataforma de aprendizagem, promovendo as melhores práticas relacionadas a todos os níveis e, ao mesmo tempo, divulgar o sucesso das empresas;
  • disponibilizar ferramentas e recursos relevantes às empresas participantes, em todos os níveis de desempenho;
  • reconhecimento ao esforço das empresas participantes, considerando o progresso realizado no contexto de seu porte, região e setor industrial;
  • oferecer às partes interessadas -stakeholders- uma plataforma independente para avaliar o progresso das empresas e permitir um processo de seleção criteriosa das partes interessadas -stakeholders.

Prazo de entrega da COP

Envio inicial – As empresas participantes devem submeter sua primeira COP dentro de 2 (dois) anos, a partir da data de sua adesão ao Pacto Global. Se a empresa não cumprir esse prazo inicial, será categorizada como “não comunicante” no banco de dados de participantes no portal do Pacto Global.

Envio das COPs subsequentes – Todas as COPs subsequentes devem ser submetidas no prazo de 1 (um) ano, a partir da data de submissão da COP anterior. Se a empresa não cumprir esse prazo, será categorizada como “não comunicante” no banco de dados de participantes no portal do Pacto Global. Caso a empresa não apresente uma COP, será removida do banco de dados de participantes ativos e listada como inativa no portal do Pacto Global.

Organizações que forem retiradas da lista devem inscrever-se novamente caso desejem aderir à iniciativa. A nova ''Carta-Compromisso'' deve incluir uma COP.

Período de carência - Será concedido à empresa participante cuja COP não atende aos requisitos mínimos um período de carência de 12 (doze) meses para enviar uma nova COP que atenda a todos os requisitos básicos. Durante essa fase, a empresa, que será considerada "Aprendiz-Learner”, receberá por parte do Escritório do Pacto Global e da sua rede local apoio ativo e assistência através da “Learner Plataform”. Para maiores informações sobre Comunicação de Progresso, incluindo um banco de dados com “função de busca”, constando exemplos notáveis de COPs submetidas, visite a seção COP no portal do Pacto Global. [link to COP section]